Na última quarta-feira (12), a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), aprovou o Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Leur Lomanto Júnior, que altera os limites entre os municípios de Itambé e Caatiba. Com as mudanças, o Distrito de São José do Colônia será reintegrado ao território de Itambé.
O pedido do retorno de São José do Colônia para os limites do território de Itambé partiu do prefeito Eduardo Gama, no inicio da sua gestão, em janeiro deste ano, e também contou com o apoio do município de Caatiba.
A partir de então, uma série de medidas foram tomadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para que fosse revista a situação dos limites territoriais compreendidos entre os municípios. Paralelo a isso, uma reunião conjunta entre a Comissão Especial de Assuntos Territoriais e a Comissão de Emancipação, Constituição e Justiça deram celeridade ao projeto.
Para o prefeito Eduardo Gama, com a volta de São José do Colônia, os benefícios serão inúmeros para a população e para o município de Itambé, entre eles, o aumento da arrecadação em decorrência do aumento populacional e o regresso do servidores municipais, que tiveram de ser alocados no município de Itambé desde o desmembramento do distrito.
Ainda conforme o prefeito, além das alterações territoriais serem benéficas administrativamente e financeiramente para os municípios de Itambé e de Caatiba, as mudanças também podem ser consideradas uma grande conquista para os moradores locais. “É uma vitória, não só para o município, como para os moradores que lutaram tanto, naquela época, para não perderem a sua identidade cultural historicamente ligada a Itambé”, destacou o prefeito.