O Folclore Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional. São exemplos: mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração, recolhidos das tradições populares.
Os índios, europeus portugueses e africanos, no convívio diário, transformaram essas manifestações em “objeto de curiosidade para o povo, porque contém sua obra “ (J. Leite Vasconcelos). O folclore estuda todas as manifestações tradicionais do cotidiano que retrata a alma do povo. Nosso País é muito rico dessas manifestações.
É uma riqueza inesgotável que possuímos. É uma tradição formada pelas três etnias que deram origem à nossa Nação; portanto, merece ser bem avaliada, estudada e pesquisada com a finalidade educativa, através do conhecimento desses aspectos da formação literária do Folclore Brasileiro.
Os estudos referentes, têm início em 1873 com trabalhos muito interessante de vários escritores e poetas populares que colheram e reproduziram essas histórias em livros, a exemplo de Silvio Romero que foi um dos responsáveis pela valorização das tradições populares, recolhidas nas obras sobre o folclore, Mário de Andrade, Arthur Ramos, Luís da Câmara Cascudo e outros literatos nacionais que contribuíram para a divulgação da cultura popular.
O estudo do folclore mantém a tradição de um povo, fala sobre a cultura e a história, fonte de conhecimento das nossas origens.
O folclore na forma oral, abrange a cultura coletiva da sociedade brasileira e foi definido como “as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular”.
O Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto pelo Decreto 56.747, assinado em 17/08/1965 pelo então presidente militar, Humberto Castello Branco.
É uma data muito importante, porque durante todo o mês de agosto, comemora-se as diversas manifestações da cultura popular. O objetivo da criação desse dia é incentivar estudos desse movimento e garantir a preservação do folclore brasileiro.
Algumas lendas que fazem parte do folclore brasileiro, para as crianças:
Boitatá, Caipora, Cuca, Curupira, Iara ou Mãe D’Agua, lobisomem, Mula sem Cabeça, Negrinho do Pastoreio, Saci Pererê, Vitória Régia etc.
FONTES DE PESQUISA: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/folclore-brasileiro;
Antologia do Folclore Brasileiro, volume 2; e Dicionário do Folclore Brasileiro, de Luiz da Câmara Cascudo;
Consultas na internet;
Nomes e características dos personagens do folclore brasileiro