Em nota distribuída à imprensa na noite da quarta-feira (26), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), posicionou-se em relação ao movimento paredista convocado pelas Centrais Sindicais e Movimentos Sociais. Embora destacando considerar as mobilizações e manifestações legítimas do ponto de vista democrático, o Governo Herzem Gusmão Pereira (PMDB), destaca o entendimento de que as reformas que estão servindo de mote para a manifestação prevista para a sexta-feira (28), “visam tumultuar o processo de recuperação do Brasil e de enfrentamento dos problemas depois de anos fantasiosos que quebraram o país”, não contribuindo, segundo a Administração Municipal, “para uma discussão séria sobre os rumos da nação”.
Em razão desse entendimento, a Administração Municipal está convocando os servidores públicos municipais para comparerem normalmente ao trabalho, assegurando à população que a Prefeitura Municipal estará funcionando normalmente.
A Nota da Administração Municipal, embora deixando claro sua posição contrária à paralisação prevista para amanhã (28), deixa claro que em respeito a um acordo já celebrado com o Sindicato da categoria, não adotará nenhuma medida contra os servidores que decidirem pela adesão ao movimento paredista.
Confira a integra da Nota da Prefeitura de Vitória da Conquista
NOTA À IMPRENSA
“A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista informa que, durante a reunião realizada com o Sinserv, na terça-feira, 25, o Governo foi questionado a respeito da cláusula 15ª do Termo de Negociação Salarial 2017, que visa garantir a participação do servidor municipal em assembleias, eventos e demais programações realizadas pelo sindicato. Na ocasião, o Governo Municipal deixou claro que não estimula, não apoia e nem organiza movimentos; seu papel é gerenciar a cidade com um olhar de desenvolvimento para todos os munícipes.
O ofício enviado ao Sindicato não representa uma adesão ao movimento nacional, antes sinaliza a posição do Governo em respeitar os direitos dos trabalhadores organizados, sem qualquer tipo de perseguição ou intimidação, respeitando o livre direito de expressão e democracia.
Outrossim, a Prefeitura informa que estará funcionando normalmente na próxima sexta-feira, e convoca todo o funcionalismo para comparecer aos seus respectivos locais de trabalho.
Cremos que as soluções para os problemas do país se darão a partir do trabalho e do compromisso com o contribuinte e cidadão. Mobilizações, como essa, que visam tumultuar o processo de recuperação do Brasil, e de enfrentamento dos problemas depois de anos fantasiosos que quebraram o país, em nada contribuem para uma discussão séria sobre os rumos da nação, e as reformas emergenciais que precisamos para a retomada do desenvolvimento.
Assim, ratificamos a convocação de todo o funcionalismo para trabalhar normalmente na próxima sexta, e assim, participar na construção desse momento em que cada cidadão deve fazer sua parte na reconstrução do Brasil.
Secom, 26 de abril de 2017.”