O Município de Itambé confirmou sua participação no Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo. O Termo de Adesão foi assinado na última quarta-feira (17) pelo coordenador municipal de Cultura, Heliodório Almeida, que esteve representando o prefeito municipal Eduardo Gama durante a Cerimônia realizada em Salvador.
De acordo com Heliodório, ao aderir a este programa, Itambé passa a ter alguns direitos e obrigações na área de turismo e passa a fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro. “Com esse pacto, o município estará respaldado a receber recursos orçamentários para os projetos de turismo local, como também deverá elaborar um planejamento estratégico e destinar recursos para investimento na área”, explicou o coordenador.
O representante do prefeito aproveitou a oportunidade para pleitear outras ações na área cultural. Durante o encontro com representantes da Secretaria de Turismo do Estado, ficou agendada para o mês de julho uma visita de um representante do órgão à área quilombola de Itambé e aos grupos de capoeira da cidade.
Também durante a viagem, o coordenador conseguiu um Curso de Qualificação para o Artesanato Municipal, com foco no atendimento em restaurantes, hotéis, bancos, entre outros locais. Conforme Heliodório, esta ações está prevista para o mês de agosto.
Em relação à Adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, o prefeito Eduardo Gama afirmou que foi um passo muito importante dado pelo Município. “Sempre faltou incentivo na área do turismo em nosso município, mesmo com tantas belezas naturais e riquezas culturais e históricas que temos. Atentos a isso, buscamos assumir esse compromisso com o Ministério do Turismo e tenho certeza que em breve vamos colher bons resultados”, ressaltou o prefeito.