No último dia 18 de maio o Creas – Centro de Referência Especializado em Assistência Social – de Condeúba, juntamente com a Secretaria de Assistência Social, realizou uma caminhada de mobilização pelo Dia Nacional de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento teve início na Praça do Forródromo e percorreu algumas ruas da cidade seguindo em direção à Praça Santo Antônio onde aconteceu uma palestra com a advogada Jacqueline Meireles sobre o tema.
A ação, que contou com a participação de alunos do Colégio Estadual de Condeúba e representantes de entidades públicas do município, teve como objetivo mobilizar a população sobre a companha “Faça Bonito. Denuncie!”, alertando a toda comunidade sobre a importância de se denunciar atos que ferem os direitos das crianças e adolescentes.
Segundo Mariana Martins, Coordenadora do Creas em Condeúba, a proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, destacou. Marina acrescenta que a programação de mobilização pelo “18 de Maio” também contou com a realização de sessões de fantoches em duas escolas municiais e no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social nos dias 9, 16 e 17 de maio.