redacao@jornaldosudoeste.com

Outubro Rosa: Nutróloga explica como alimentação saudável ajuda a prevenir o câncer de mama

Publicado em

POR MARIA DEL CARMEN GONZALES AZEVÊDO – ASCOM/CARMEN COMUNICAÇÃO

Ter uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e evitar os alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou para aquecer, são medidas importantes e que podem ajudar a prevenir o câncer de mama, assim como outros tipos da doença. O alerta é importante, sobretudo, em função do Outubro Rosa, mês de conscientização cujo objetivo é alertar as mulheres para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Pesquisas apontam que uma dieta saudável associada à atividade física regular e peso adequado poderia prevenir 28% dos casos de câncer de mama no Brasil. Por outro lado, hábitos alimentares inadequados associados ao sedentarismo e à obesidade podem aumentar o risco de câncer de mama em 40%.

De acordo com a nutróloga Dra. Hilloa Rodrigues, a alimentação tem sido associada com o processo de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, principalmente os de mama, além de intestino, próstata, esôfago e estômago. “Alguns alimentos protegem o organismo e outros aumentam o risco de surgimento da doença. Além disso, o peso de uma pessoa também tem relação com o câncer”, observa.

Alimentos como frutas, verduras e legumes contêm nutrientes, tais como vitaminas e fibras, que auxiliam as defesas naturais do corpo. “É importante consumir, no mínimo, cinco porções de frutas, legumes e verduras variadas todos os dias”, aponta. Segundo ela, vegetais como batatas, mandioca e inhame não entram nessa conta, devendo ser priorizadas carnes cozidas ou assadas.

Além de ajudar na prevenção, a nutróloga ressalta que esses hábitos também ajudam pacientes que já tiveram câncer a viver melhor.

A especialista aponta ainda que já está comprovado que estar acima do peso aumenta as chances de uma pessoa desenvolver câncer. “Por isso é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo”.

Dra. Hilloa enfatiza que praticar atividades físicas moderadas, o equivalente a uma caminhada acelerada, por no mínimo 30 minutos todos os dias, pode ajudar a reduzir as chances de desenvolver um câncer.

“À medida que o condicionamento físico for melhorando, é importante continuar se exercitando todos os dias, moderadamente, por mais de 30 minutos, aumentando a intensidade. Também é importante limitar hábitos sedentários, como assistir televisão”, diz.

Alimentos que aumentam o risco de câncer

A nutróloga chama a atenção para alguns tipos de alimentos, que se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, podem transformar células saudáveis em células cancerosas.

“Esse é o caso de alimentos gordurosos, salgados e enlatados; por isso é importante evitar frituras, carnes com gordura aparente e embutidos, como linguiças, salsichas, salames, presunto, entre outros”, conclui.

Deixe um comentário