O Ministério do Trabalho (MTb) emitiu aproximadamente 2,1 milhões de carteiras de trabalho até maio deste ano. Esse número só foi possível graças aos mais de 2.190 postos de atendimentos da rede conveniada e do MTb no país.
“Temos uma rede de atendimento expressiva que nos possibilita uma boa cobertura nacional. A carteira de trabalho é muito importante para a cidadania, não apenas para garantir emprego e direitos sociais, mas também como documento de identificação”, destacou o ministro Ronaldo Nogueira.
Em maio, Minas Gerais foi o estado que mais emitiu carteiras de trabalho. Ao todo, foram emitidos 48.803 documentos no mês. Entretanto, no acumulado do ano, o estado de São Paulo ocupa o primeiro lugar no ranking, com 466.771 documentos emitidos. Já o estado mineiro ficou em segundo lugar, no acumulado do ano, com 243.875 emissões.
De acordo com o coordenador de Identificação e Registro Profissional, Sérgio Barreto, os números apresentados estão dentro da média do ano passado. Ele informa ainda que esse balanço é parcial e não inclui o número de carteiras manuais.
Nova parceria – O município de Esplanada, na Bahia, é o mais novo parceiro da Superintendência Regional do Trabalho (SRT-BA) para a emissão da carteira de trabalho. Graças ao convênio firmado entre a Superintendência e a Prefeitura de Esplanada, 39 mil habitantes da cidade podem contar, a partir de agora, com o serviço oferecido pelo Ministério do Trabalho.