A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) fechou parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) em prol da viabilização de esgotamento sanitário da unidade sustentável e ambientalmente correto. Após visita da reitora, Iracema Veloso, que explicitou as dificuldades para a coleta, tratamento e em especial destino final do esgoto produzido, devido ao local ficar na bacia do Rio de Ondas, utilizado pelos moradores como balneário.
Veloso afirmou ainda que encontra-se em fase final a construção do refeitório que irá fornecer duas mil refeições na primeira etapa e cinco mil na etapa final, que elevará a produção do esgoto doméstico, bem como passará a ter o industrial, tornando o tratamento ainda mais complexo. Com base nisso, a Sihs apresentou experiências com utilização de Estações de tratamento de esgotos sanitários (ETEs) compactas.
“De forma que seja utilizado o reuso final do efluente na irrigação do gramado existente, futuras plantações, limpeza de áreas, banheiros e outros e não no rio como era proposto inicialmente”, destacou o superintendente de saneamento, José Moreira, reforçando que o projeto será desenvolvido pelos próprios alunos, com apoio da Sihs, “tornando o sistema totalmente sustentável e ambientalmente correto”.