O deputado Waldenor Pereira acompanhou o prefeito de Rio do Antônio, José Alves (Deca) na extensa agenda de visitas a órgãos estaduais (SDR, Cerb e Embasa) e federais (DNIT e Dnocs), em Salvador, realizadas nos dias 17 e 18/07. Foram defender os pleitos do município para abastecimento de água, apoio ao comércio local, à agricultura familiar e a produção de leite, além de pavimentação de parte do acesso à sede do município. O prefeito esteve acompanhado também do secretário municipal de Agricultura, Júnior, a secretária da Ação Social, Marcia, e uma das lideranças políticas do distrito de Ibitira, Marquinhos.
As visitas agendadas pelos mandatos dos deputados Waldenor e Zé Raimundo (estadual) começaram pelo Dnit – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes- onde foram atendidos pelo superintendente Amauri Souza Lima e trataram sobre área de domínio urbano da BR-030, que corta o distrito de Ibitira. Eles reivindicam o estabelecimento de área de domínio urbano de no mínimo 15 metros para viabilizar construções de empreendimentos comerciais e de serviços, que consideram necessários ao desenvolvimento econômico do município, com desembargo de obras já iniciadas no trecho. Outras duas solicitações ao órgão são para instalação de quebra-molas no trecho que corta o Distrito e pavimentação de 200 metros do acesso à sede do município.
Mais água e leite
Na SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural, Waldenor e a comitiva de Rio do Antônio conversaram com o chefe de Gabinete, Jeandro Laytynher Ribeiro, sobre a implantação do programa Reniva, que trabalha com mudas geneticamente selecionadas, para incentivar o plantio de mandioca no município. Também solicitaram apoio técnico para a agricultura familiar local e inclusão na cadeia produtiva do leite. Para este último pleito, foi designada a visita técnica de especialista para avaliação preliminar da potencialidade da produção leiteira. Na oportunidade, Jeandro Ribeiro liberou imediatamente três implementos agrícolas para a produção local: uma pipa de 4 mil litros, uma carroceria e uma batedeira de cereais.
Com o presidente da Cerb – Companhia de Engenharia Ambiental, Marcus Bulhões, Waldenor e Deca fizeram acompanhamento de demandas apresentadas para as comunidades de Tabuleiro Grande, Olhos D’Água, Umbaúba dos Pombos, Bastião, Largo Dantas, Baixa Grande, Guará e Jatobá Velho. De imediato, foi autorizada a perfuração de vário poços , inclusive o poço de Tabuleiro Grande além de visita técnica para locação do poço de Guará.
Licitação de adutoras do Truvisco e Algodão
Vem aí uma nova licitação para a adutora do Rio do Antônio, que capta água da barragem do Truvisco, antiga reivindicação da comunidade local que finalmente foi aprovada pelo Ministério da Integração Nacional. A superintendente de Operações da Embasa para Regiões Sul e Sudeste, Poliana Carvalho, informou ao deputado federal Waldenor Pereira e ao prefeito Deca, que foram realizadas duas licitações: a primeira deu deserta; a segunda teve recurso e houve necessidade de atualizar o termo de referência, o que está sendo concluído ainda hoje e será encaminhado para o Ministério, que deverá abrir licitação da obra avaliada em de R$ 12 milhões. Ela também afirmou que sairá no próximo mês de agosto a licitação para a construção da adutora algodão, que deve chegar até o distrito de Ibitira.
Na terça (18), o grupo de Deca e Waldenor Pereira concluíram a movimentada agenda na capital com uma reunião no Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) para tratar de planejamento da liberação de equipamentos custeados com emenda parlamentar do deputado, que serão destinados ao município. São 12km de tubos para extensão de rede de água e 200 caixas com capacidade de armazenamento de água de 500 litros.