O município de Itambé recebeu na última quinta-feira (20) a visita do Consultor Nacional de Juventude do Programa ID Jovem (Identidade Jovem) da Secretaria Nacional de Juventude, Laudécio Silva. O objetivo da visita foi efetivar a adesão do município e divulgar o lançamento deste programa que vai ser colocado em prática através da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Durante a visita, o consultor esteve em reunião com a secretária de Assistência Social, Norma Gama, e toda equipe do Social, e participou de uma entrevista na emissora de rádio Luz FM. Na oportunidade o consultor informou todas as vantagens que a ação vai trazer para os jovens itambeenses e os pré-requisitos necessários para efetivar a participação deles.
Conforme Laudécio, a Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, como também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.
De acordo com o consultor, a Identidade Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.
Para a secretária de Assistência Social, Norma Gama, a consolidação do Programa em Itambé será um grande avanço no que se refere a políticas públicas voltadas para a juventude. “Estamos preparando o lançamento do Programa e em breve os nossos jovens terão acesso a todas as vantagens”, informou a secretária.
Conforme o prefeito municipal, Eduardo Gama, a adesão do município visa democratizar o acesso à cultura, esporte, lazer e mobilidade aos jovens de baixa renda. “A expectativa é que o programa atenda mais de três mil jovens em Itambé, o que significa um importante passo em prol do fortalecimento das ações direcionadas à juventude”, pontuou o prefeito.