redacao@jornaldosudoeste.com

Agricultor comemora seu dia com palestras, homenagens, brindes e muita festa no Parque Mandacaru

Publicado em

Nesta terça, 25, o Brasil comemorou o Dia do Agricultor Familiar, nacionalmente instituído há 11 anos pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva (Lei 11.326 de Política Nacional de Agricultura Familiar). Em Oliveira dos Brejinhos, cujo Dia Municipal foi estabelecido em 2014, por Lei de autoria do então vereador Joel Peixoto, agricultores e familiares fizeram uma grande festa antecipada, no domingo, 23, no Parque Mandacaru.

– Prefeito Carlito de Libório reforça aos agricultores os compromissos de seu governo

A festa reuniu centenas de pessoas de todas as faixas etárias, com lista de presença para facilitar o sorteio de brindes arrecadados com parceiros do Sindicato dos Agricultores Familiares de Oliveira dos Brejinhos (SINTRAF), organizador do evento. Começou com um café da manhã, às 7horas, e foi até às 16h, depois de palestras educativas, sorteios, almoço e apresentações musicais. O evento do Sintraf contou com apoio da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Educação e de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Sustentável.

Secretários municipais, vereadores da base do governo, a vice-prefeita Professora Francina, o prefeito Carlos Augusto Portela (Carlito de Libório), o deputado estadual Marcelino Gallo, o gerente do Banco do Brasil local, Marlon Simões,  representantes da Cooperativa de Crédito Rural (Cresol), do Sintraf e do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserv) e também dos assentamentos e das associações comunitárias e dos agricultores palestraram sobre os atuais contextos social,  político e econômico do país, da região e também sobre as importantes políticas públicas que o governo A Força da Organização vem implementando no município nesses sete meses.

O prefeito Carlito de Libório enfatizou que mais importante do que ser empresário e gestor municipal, é o fato de ele ser agricultor familiar há mais de 40 anos. Relembrou medidas adotadas no município em prol dos agricultores, já na sua primeira gestão (1993 a 1996), e reforçou que neste novo mandato não medirá esforços para que a Agricultura Familiar de Oliveira dos Brejinhos prospere merecidamente. Depois encerrou homenageando, com um minuto de silêncio, a memória do amigo João Batista de Vasconcelos, assassinado com um tiro em 1994, quando ocupava o cargo de secretário municipal de Finanças de seu governo.

A vice-prefeita Professora Francina, entre a secr. de Agricultura Jani Oliveira e o secr. de Administração e ex-vereador Joel Peixoto, autor da Lei que implementou no município o Dia do Agricultor Familiar

PALESTRAS E PRÊMIOS – Coordenador-geral do Sintraf, Jeová Portela Leite foi quem deu as boas-vindas e agradeceu pelas presenças; Joeleno  Monteiro, da Fetraf, fez as honras do cerimonial e conduziu os sorteios, ao lado de sua companheira, secretária de Agricultura do município, Jani Oliveira; enquanto os (as) secretários (as) municipais e demais parceiros (as), Rose Nogueira e Alcisso Antônio de Oliveira (este diretor-presidente da Cresol), se revezaram nas falas e palestras que focaram Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Educação no Campo.

Entre os prêmios sorteados, individualmente e pra associações, além dos utensílios domésticos, cestas de frutas, tubérculos, sementes crioulas, mudas (inclusive de palma e mandacaru sem espinhos) e manaíbas especiais (manivas-sementes), foram distribuídos uma cabrita, uma roçadeira (para a Associação de Lagoa Queimada e Pajeú) e uma trituradeira de palma forrageira (recebida pela Associação de Rodeador e Malhada Grande), tudo com critérios democráticos pré-estabelecidos.

A vice-prefeita Professora Francina, entre a secr. de Agricultura Jani Oliveira e o secr. de Administração e ex-vereador Joel Peixoto, autor da Lei que implementou no município o Dia do Agricultor Familiar

 

Deixe um comentário