Num investimento de R$ 3 milhões, oriundos de emenda parlamentar, os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) reforçam o apoio à ampliação de sistemas de água no Médio São Francisco e Sudoeste do estado, regiões onde concentram a atuação dos seus mandatos.Os recursos foram destinados para compra de tubos para extensão de rede de água e caixas reservatórias.
“Precisamos fortalecer a Agricultura Familiar,atividade que responde por 70% do abastecimento de alimento no país e que na Bahia tem maior relevância”, justifica o deputado Waldenor, ressaltando que esta é mais uma iniciativa da atenção que tem dispensado ao setor, em parceria com o deputado estadual Zé Raimundo.
As emendas parlamentares que destinam ao todo cerca de 75 mil tubos, que equivalem a 450 quilômetros, e quase 10 mil caixas reservatórias de água estão sendo executadas através do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), para beneficiar municípios do Sudoeste, e a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF), que atua no Médio São Francisco.
Pelo DNOCS, as emendas dos deputados discriminam a distribuição de 5 mil caixas reservatórias de água com capacidade de 500 litros, 60 de 5 mil litros e 30 de 10 mil litros, além de 50 mil tubos, que equivalem a 300 quilômetros de extensão. São contemplados os municípios de: Anagé, Apuarema, Aracatu, Barra do Choça, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Mirante, Mortugaba, Nova Canaã, Piripá, Poções, Planalto, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Rio do Antônio, Tanhaçu e Vitória da Conquista.
Através da CODEVASF, as emendas destinam 24 mil 247 metros de tubos, 4 mil 760 caixas reservatórias com capacidade de 500 litros, uma com 10 mil litros e mais três com 5 mil litros para os seguintes municípios: Candiba, Carinhanha, Iuiú, Macaúbas, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Pires, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.