redacao@jornaldosudoeste.com

Projeto de extensão inova no ensino de Ciências para Educação Básica

Publicado em

Por ASCOM

Já imaginou aprender Ciências de formas menos tradicionais? Com foco na criação de espaços de interação e protagonismo entre alunos do Ensino Fundamental 2 em torno de conteúdos relativos a Ciências, o projeto de extensão “Desenvolvimento de metodologias e materiais didáticos para o Ensino de Ciências na Educação Básica” vem atuando, desde julho de 2023, no município de Itapetinga.

Em parceria com o Centro Educacional e Cultural José Marcos Gusmão, a ação realiza aulas práticas, experimentos, atividades de investigação e de campo. Entre essas ações está, por exemplo, visita ao campus da Universidade, onde os alunos podem conhecer alguns dos laboratórios da Instituição, bem como participar de diversos experimentos e aulas práticas realizadas por professores e técnicos.

Todo o planejamento de ações é realizado em conjunto com a equipe pedagógica do espaço educacional, buscando sempre contribuir com o ensino de Ciências para os alunos do 6º ao 9º ano. Dessa forma, a cada conteúdo que é trabalhado pelos professores, a equipe do projeto pensa, junto com eles, em como realizar propostas diferenciadas de ensino. O grande objetivo é desenvolver o raciocínio crítico nos alunos, ajudando-os a desmistificar a ideia de que a ciência é algo distante da sua realidade e a enxergue como uma área viva, levando em conta contextos sociais, políticos e econômicos.

O projeto está em funcionamento até junho, mas pretende renovar suas ações e atuar de forma contínua junto à comunidade. Além disso, a proposta é ampliar seu campo de atuação, futuramente, contemplando novas escolas do município de Itapetinga. A equipe é formada por estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e docentes do Departamento de Ciências Exatas e Naturais (Dcen) da Uesb, com a colaboração de professores e coordenadores pedagógicos do Centro Educacional e Cultural José Marcos Gusmão.

Mais informações, entre em contato com a professora Maria José Dias de Andrade, coordenadora do projeto, pelo e-mail maria.dias@uesb.edu.br.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário