Latente em potência no Brasil pode ser observado um fenômeno que causa preocupação aos sensatos e aos que sabem enxergar as entrelinhas da história. Está sendo chocado um ovo de serpente, sem que a maioria do povo observe a olhos nus, dado a cegueira cultural em que se meteu a sociedade brasileira. Aos poucos se choca o ovo de um novo tipo de fascismo.
Três fatos contribuem para alimentar essa escuridão nos olhos da sociedade e das forças políticas democráticas: o crescimento exacerbado da influência cultural que vem exercendo as redes sociais virtuais; o falso poder que estão dando as forças militares; e a ascensão de grupos políticos não afeitos à democracia e à Constituição.
As redes sociais que deveriam ser mecanismos para fortalecer nosso crescimento como ser humano e como indivíduo no meio de uma coletividade diversificada, em todos os níveis, aos poucos substitui a olhos nus a leitura escrita apropriada e a própria leitura da realidade. Vem sendo usada de forma desleal para formar cidadãos bestializados. Prevalece a mentira e os fatos editados previamente para alienar.
Estão também de forma quase oculta impondo cultural e politicamente que as forças militares são as únicas que podem moderar a sociedade brasileira, e que elas podem ser inclusive superiores aos três poderes da República. É interessante não esquecer que com a força das armas não se negocia, diante do cano de um fuzil não existem argumentos.
Outro elemento mais visível para quem tem um pouco de cultura é a ascensão das forças de extrema-direita e grupos políticos com feição autoritária, coordenados por indivíduos que do ponto de vista cultural são menores, mas que vem se utilizando da substituição de elementos racionais, ao utilizar de todos os instrumentos para trabalhar com o mais frágil fio da alma humana: suas emoções.
A possibilidade do encontro desses três elementos poderá em breve período de tempo chocar esse ovo de serpente e emergir no pior tipo de sociedade ou regime, em que a liberdade de dizer e defender qualquer coisa dentro das regras democráticas poderá não só ser censurada, mas também servir como motivo de torturas, mortes e até mesmo prováveis extermínios físicos. Momento preciso para ouvir o conselho de Baudrillard, urge que o mal oculto quase pronto para se revelar deve ser eliminado politicamente dentro das regras democráticas.