Por Ajota Oliveira – Assessor de Comunicação
Na tarde da última terça (13), beneficiários, parceiros e autoridades estiveram reunidos na unidade do Corra pro Abraço em Vitória da Conquista para celebrar o primeiro aniversário do Programa no município. O público do Corra, constituído por pessoas em situação de vulnerabilidade, não apenas acompanhou as diversas atrações artísticas da festa, mas também participou de oficinas de arte-educação e outras atividades.
O evento contou com falas de representantes e parceiros do Programa. Em seguida, o público subiu ao palco para cantar parabéns para o Corra. Os assistidos voltaram ao palco no final do evento, quando a banda responsável por encerrar a programação deixou o espaço aberto para quem quisesse cantar.
“Foi muito importante ver o público interagindo e participando das brincadeiras e oficinas”, observa Cristiano Martins, arte-educador do Corra Conquista. “Isso faz com que eles se sintam ainda mais em casa. Eles também puderam ver tudo que eles fizeram durante esse percurso de um ano através das fotografias, das artes, dos desenhos… eles sentiram esse valor de apropriação. Tudo isso traz essa noção de vínculo, que é uma das premissas do Corra. Foi um dia bastante cheio de alegrias para eles e também para nós, que ficamos felizes por ver que eles estavam curtindo.”
Em seu primeiro ano em Vitória da Conquista, o Corra pro Abraço prestou 3.885 atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade, segundo dados colhidos até junho de 2024. Atuando em conjunto com outros equipamentos da rede de atenção psicossocial do município, o Programa também realizou 1.222 encaminhamentos para diversos serviços e políticas públicas, como Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS), habitação, inserção profissional e emissão de documentos.
Sobre o Corra pro Abraço
O Corra pro Abraço é uma ação pública de redução de danos voltada para populações em situação de vulnerabilidade. O programa atua para garantir direitos e cuidado integrais a populações em situação de rua, pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica. Para isso, dispõe de equipes multidisciplinares, compostas por profissionais de psicologia, assistência social, educação física e jurídica, redução de danos e arte-educação.
Considerado uma referência nacional no âmbito do cuidado, da garantia de direitos e no debate acerca das políticas sobre drogas, o Programa aproxima seus beneficiários de políticas públicas que, por conta de estigmas e desigualdades sociais, parecem inacessíveis ou de difícil acesso a esse público – prioritariamente, serviços nas áreas de saúde, assistência social, educação e justiça.
A unidade conquistense do Corra pro Abraço é fruto do processo de expansão e interiorização do programa no estado da Bahia. Iniciado em Salvador, onde já tem 11 anos de atuação, o Corra também está presente em Feira de Santana e se prepara para inaugurar novas unidades em outros quatro municípios: Lauro de Freitas, Juazeiro, Porto Seguro e Barreiras.
O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), e tem como entidades gestoras a Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA e a Cipó – Comunicação Interativa.
Fotos: Divulgação