redacao@jornaldosudoeste.com

PRAÇA ABDIAS DA SILVA MATOS

Publicado em

BELANIZA MOURA MATOS

*28/09/1929

 ABDIAS DA SILVA MATOS

*dd/mm/1927†12/09/2020

Belaniza Moura Matos (Dona Bela) nasceu na fazenda São Gonçalo em Iguatemi município de Livramento em 28 de setembro de 1929, filha de Laurindo Pereira Moura e Maria Pereira e Silva.

Avós paternos: Nicolau Pereira e Liberaldina Moura e maternos: Francisco Rodrigues da Silva e Virgilina Pereira de Oliveira.

Irmãos: Liberaldina (1920); Gercina (1922); José Augusto (1925); João Paulo (1927); Agenor (1932); Davi (1934); Valdivino (1936); Joanita (1938); Sebastião (1942) e Maria de Lourdes Silva Moura (1944).

A infância viveu-a na fazenda e as brincadeiras eram as próprias de meninas como bonecas, cantigas de roda e outros divertimentos. Os estudos iniciais foram feitos na residência dos pais com o professor leigo José Aureliano, porém não deu seguimento. A adolescência era de afazeres doméstico e atitudes da idade, porém tinha o sonho de se tornar artista.

Em maio de 1955 Belaniza Silva Moura casou-se no religioso e no civil com Abdias da Silva Matos, FAZER IDENTIFICAÇÃO DE SEU ABDIAS no povoado de Itanagé/Livramento, celebrado pelo missionário (?) com as testemunhas: Gonçalo Rufino e Ana Risério. Dessa união nasceram os filhos: Manoel Luís (Lim),  Genival Matos, Vanzinha,e Luiz Carlos (Carlinho).

Veio para Brumado em 1961/62 com o objetivo de criar novas oportunidades e oferecer aos filhos uma educação de melhor qualidade. Mulher dinâmica e incansável trabalhadora esforçava para alcançar os seus objetivos, ingressou no ramo de hotelaria com o estabelecimento denominado Pensão Moura.  No estabelecimento desenvolvia todos os serviços que além da administração costurava para acrescentar mais rendimentos às suas rendas. Enquanto isso o esposo geria os trabalhos na zona rural.

Com o desenvolvimento e a demanda comercial em mais ou menos em 1965 mudou-se para outro local e em 1969 a Pensão Moura recebeu o nome de Hotel Moura com modificações e novas instalações, lá eram atendidos além dos hóspedes comuns, muitas personalidades brumadenses que foram bem servidas nas nossas modernas instalações. Dessa forma contribuímos com o progresso e desenvolvimento da cidade. Houve nesse período momentos de alegrias e tristeza, coisas da vida, mas tudo bem administrado.

Ainda não tínhamos um local próprio, alugávamos imóvel para essa finalidade, porém com muita luta e esforço, conseguimos adquirir prédio próprio.

Morávamos no hotel, más nos idos de 1978 construí a minha residência, realizei um sonho que acalentava reunir a família em nossa casa particular.

Hoje nos orgulhamos do nosso bem sucedido empreendimento, um hotel moderno, com instalações adequadas proporcionando conforto aos nossos hóspedes e funcionários, um ambiente de destaque em nossa cidade pela qualidade dos serviços prestados com muita eficiência e dedicação.

 HOMENAGEM em outubro de 2010: Pelo trabalho desenvolvido em prol dos objetivos de suas realizações pessoais, comerciais e do desenvolvimento e progresso do município, a Casa da Amizade, pertencente ao Rotary Clube de Brumado, fez justa e merecida homenagem a Dona Bela e a seus familiares o que lhe proporcionou muitas alegrias pelo reconhecimento do pioneirismo do seu trabalho hoteleiro em brumado realizado com muito labor, organização e dedicação.

“A nossa maior satisfação foi o encaminhamento dos filhos para as universidades e todos estão formados, desenvolvendo as suas atividades profissionais, acontecimento que nos deixa alegre e feliz por ter proporcionado essa oportunidade para eles”.

Vivo em harmonia com todos: filhos, noras, netos bisneto, enfim amo a todos e temos deles muito respeito e consideração. É uma satisfação e alegrias incomensuráveis.

Em declaração dona Bela disse: “Quando se tem um sonho, basta ter objetivos e lutar por eles, trabalhar muito para realiza-los. Nada nessa vida é fácil, trabalhei muito para alcançar os meus objetivos e dar para os meus filhos a oportunidade de estudar e trilhar os bons caminhos. Agradeço a Deus pela família que tenho e posso dizer que sou uma mulher realizada e muito feliz”.

ADENDO EM 13 DE SETEMBRO DE 2020: Morreu no Hospital São Rafael, em Salvador, o Sr. Abdias da Silva Matos aos 93 anos de idade. Abdias era casado com a
Sra. Belaniza Moura Matos (Dona Bela do Hotel Moura) e deixou os filhos: Manoel (Lim), Genival, Vanzinha, e Carlinhos, netos, bisneto e noras. O sepultamento será efetuado em Várzea D’agua, povoado de Livramento de Nossa Senhora.

ADENDO EM 02 DE SETEMBRO DE 2024:

LEI Nº 1.997, DE 02 DE SETEMBRO DE 2024. Altera o nome da Praça 15 de Novembro, no Município de Brumado, na forma a seguir especificada.  O Prefeito do Município de Brumado, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei: Art. 1º. Fica alterado o nome da Praça 15 de Novembro, localizada no Bairro Centro, no Município de Brumado,[…] que passa a configurar-se com a denominação de Praça Abdias da Silva Matos (Bida). Art. 2º. Fica a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, encarregada de observar e fazer cumprir o disposto nesta Lei. Art. 3º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário. Gabinete do Prefeito Municipal de Brumado, em 02 de setembro de 2024.

1 comentário em “PRAÇA ABDIAS DA SILVA MATOS”

Deixe um comentário