De 22 e 23 de setembro a 21 e 22 de dezembro, o clima recebe chuvas acima da média em pontos isolados do país, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)
por Gabriela Costa Matias* – gabrielacostamatias@hotmail.com
Neste domingo (22), às 09h44, tem início a estação mais colorida do ano: A Primavera. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o clima deve prevalecer o clima seco até meados de novembro, conforme Prognóstico da Primavera elaborado pelo INMET, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME). As chuvas podem ficar acima da média, principalmente em pontos isolados, como Acre, Roraima, sudoeste do Amazonas (Região Norte); sudeste da Bahia (Região Nordeste); Rio Grande do Sul (Região Sul); e retorno gradual das chuvas nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Região Centro-Oeste).
A primavera no Brasil é mais caracterizada como uma estação de transição entre o inverno e o verão. Na primavera, após o fim do inverno seco, iniciam-se as chuvas que são mais frequentes com a chegada do verão. As temperaturas também são mais amenas, embora, em muitas regiões do país, o inverno não seja necessariamente uma estação de frio excessivo.Segundo o INMET, a qualidade e o volume de chuvas, durante a estação, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste e parte da Sul dependerão da umidade vinda da Amazônia. Neste período da primavera, o Instituto indica que o sul do Amazonas, que é uma das áreas onde se concentra os focos de incêndios naquele Estado, ainda vai sofrer com a seca e a incidência de queimadas e incêndios florestais até outubro.
O Fenômeno La Niña também estará presente no Brasil, este mês. O INMET indica que há 58% de chances no trimestre que vai até novembro. Já no trimestre outubro-novembro-dezembro/2024, a probabilidade do início do fenômeno aumenta para 60%. Os bons frutos das chuvas. O setor que sente o maior benefício da estação, é a agricultura por ter ligação direta com as condições climáticas, e a primavera traz o equilíbrio ideal para as atividades do campo, tornando bastante favorável para gerar alimentos de qualidade. Segundo a Agrishow, este é normalmente o período em que os agricultores estão finalizando (ou já finalizaram) a colheita das plantações e realizam o preparo para o plantio de mais uma safra.A primavera marca a transição entre o inverno e o verão, ou seja, sob condições normais, ela representa a saída de uma estação mais seca e fria para uma estação mais quente e úmida. Porém, esse ano é anômalo, como explica Alexandre Nascimento, sócio-diretor e meteorologista da Nottus, empresa especialista em meteorologia para negócios, para a Agrishow: “Nosso inverno foi quente e muito mais seco, mas possivelmente a primavera deve ser menos quente”.
Dessa forma, se primavera entra normal, ou seja, com as pancadas de chuva acontecendo dentro da normalidade, há o florescimento das árvores frutíferas (como os laranjais e cafezais). O solo, por sua vez, começa a ter condição para receber a semeadura de culturas como soja e milho. Além disso, ao longo da primavera, a força e a frequência da chuva aumentam e isso vem para contribuir com as fases de maturação das plantas e enchimento dos grãos, assim como o surgimento dos frutos nas árvores.
(*) Com informações do Instituto Nacional de Meteorologia, Canal Agrishow e Portal Mundo Educação.
Foto: Reprodução