Por Max Gonçalves
O Judiciário está feliz com as eleições ocorridas nesse domingo, de acordo com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso. O presidente da corte disse que as eleições aconteceram sem maiores sobressaltos no país e que a garantia dos direitos deve ser o dia a dia de todas as cidadãs e cidadãos brasileiros.
Barroso deu a declaração após o fechamento das urnas do primeiro turno das eleições municipais, ao lado da presidente do TSE, a ministra Cármen Lúcia. O ministro destacou que, de modo geral, a votação aconteceu com tranquilidade, sem hostilidades maiores. Um ou outro caso mais grave recebeu a rápida resposta das autoridades de segurança locais.
Balanço divulgado pelo Ministério da Justiça, indica que foram registradas 911 ocorrências de crimes eleitorais e 14 candidatos foram presos. Os crimes eleitorais mais registrados foram boca de urna, propaganda irregular e compra de votos. As forças policiais apreenderam cerca de R$ 200 mil em dinheiro irregular neste domingo e a Polícia Federal apreendeu R$ 21 milhões de dinheiro em espécie irregular durante a campanha.
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil