redacao@jornaldosudoeste.com

Projeto de extensão promove a capacitação de professores de Matemática

Publicado em

Por Leiane Oliveira – UESB

Foto: Divulgação UESB

A matemática, muitas vezes, é vista como um “bicho de sete cabeças” e temida pela maioria dos estudantes. Nesse sentido, o desafio dos professores é transformar, por meio de seu trabalho, esse “monstro” em aliado para os desafios do dia a dia.

Pensando nisso, o Laboratório de Ensino de Matemática (Labomat) busca promover a articulação entre o Ensino, Pesquisa e Extensão, o tripé universitário, na aprendizagem da matemática. Voltado tanto para os professores em formação quanto para aqueles que já atuam na área, o Laboratório visa à criação de um ambiente colaborativo, criativo e divertido que envolve a comunidade, com o objetivo de transformar e enriquecer a prática educativa.

O Labomat também se propõe a refletir sobre a formação de professores de matemática por meio de atividades que incluem seminários de pesquisa, formações, oficinas matemáticas nas escolas, produção de material didático e grupos de estudos. As atividades são desenvolvidas tanto presencialmente quanto virtualmente, ampliando, dessa forma, o alcance e facilitando a participação.

Foto: Divulgação UESB

Coordenado pelo professor Gerson Farias, o ambiente tem a missão de provocar discussões e problematizações de temas relacionados à matemática e à educação matemática. Além disso, o Laboratório leva em consideração a principal missão da extensão universitária: promover a aproximação entre a universidade e a comunidade, facilitando um espaço de diálogo e respeito às diferenças por meio da produção de conhecimento.

A equipe do projeto é composta por bolsistas de extensão do sexto semestre do curso de Licenciatura em Matemática da Uesb, campus de Vitória da Conquista. O projeto conta, também, com o apoio de professores colaboradores do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET).

Principais Ações – O projeto realiza visitas e oficinas matemáticas nas escolas, promovendo a articulação entre teoria e prática na construção do conhecimento de forma lúdica, criativa e divertida. Além disso, os participantes produzem material didático e fabricam jogos, recursos e estratégias didático-pedagógicas.

Foto: Divulgação UESB

O laboratório também promove os encontros do Grupo de Estudo em Matemática Pura e Aplicada (GEMPA), que fomenta a pesquisa e o aprofundamento acadêmico. O projeto conta com oficinas de elaboração de projetos de pesquisa, promovendo a formação de futuros pesquisadores, e faz a divulgação dos programas de pós-graduação da Uesb.

Outra ação desenvolvida pelo laboratório é o Cinemat, que propõe discussões sobre matemática, educação, educação matemática, formação de professores e história da matemática por meio de filmes e documentários.

Os Seminários de Pesquisa do Labomat realizam a socialização de resultados de pesquisas de discentes e docentes do curso de Licenciatura em Matemática para a comunidade de Vitória da Conquista e região, bem como para pesquisadores do campo da matemática e da educação matemática das instituições de ensino superior do país.

Para saber mais sobre o projeto, entre em contato com a coordenação pelo e-mail labomat@uesb.edu.br ou pelo perfil no Instagram.

Deixe um comentário