redacao@jornaldosudoeste.com

Operação conjunta apreende 80 pássaros silvestres em Macaúbas

Publicado em

Seis dias após a apreensão de 52 aves (Canário da Terra), nova ação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Polícias Civil e Militar de Macaúbas, realizada no último dia 15, a partir de uma denúncia anônima, resultou na apreensão de 44 pássaros silvestres que estavam em cativeiro. As aves, das espécie Canário da Terra (nome cientifico: Sicalis flaveola), Papa-Capim (Sporophila nigricollis), Papa-Coleiro (não encontrado), Azulão (Cyanocompsa brissonii), Cardial (Paroaria dominicana), Coleirinho (Sporophila caerulescens), Bigodinho (Sporophila lineola), Tiziu (Volatinia jacarina) e Baia/Garibaldi (Chrysomus ruficapillus), todas nativas da região, estavam confinadas em 15 gaiolas, também apreendidas.

A secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos não informou o local da apreensão e em o nome do infrator que, por se tratar de crime de menor potencial responderá a um processo administrativo, podendo ser condenado ao pagamento de multa e, posteriormente, responderá a um processo criminal.

Os pássaros passaram por avaliação e triagem e foram catalogadas pelos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e as que permaneciam em estado selvagem foram soltas em uma área privada de preservação ambiental. As outras, foram levadas para o mesmo local e vão passar por um período de adaptação para que possam ser soltas.

Deixe um comentário