redacao@jornaldosudoeste.com

Comunidade católica de Brumado celebra festa do Padroeiro São Sebastião

Publicado em

A população do município de Brumado celebrou no final da tarde e início da noite do sábado, 20 de janeiro, o encerramento do festejo em honra a São Sebastião, Padroeiro da cidade. Este ano os fiéis refletiram o tema “Leigos na Igreja a Serviço do Reino de Deus”.

A programação em homenagem a São Sebastião na Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Brumado, foram iniciadas com as celebrações do Tríduo [três dias de orações e celebrações religiosas em devoção a São Sebastião], entre os dias 17 e 19, tendo na sequência das cerimônias a realização, na Praça Capitão Francisco de Souza Meira (Praça da Igreja matriz), das quermesses.

No dia 19 aconteceram confissões coordenadas por Padres da Diocese de Caetité.

A culminância dos festejos em homenagem ao Padroeiro, no dia 20, foram iniciadas com a Alvorada Festiva às 05hs30, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento e café partilhado. Ao meio-dia, com transmissão ao vivo pela Rádio Nova Vida FM, foi o momento da Oração do Ângelus – momento de reflexão da Igreja que através da oração relembra a Anunciação do Anjo Gabriel à Nossa Senhora.

Ás 17hs00, tendo como ponto de partida a Igreja Matriz, centenas de fiéis saíram em procissão pelas principais vias do centro comercial da cidade, acompanhados pela Lira Ceciliana Brumadense, retornando à Matriz onde foi celebrada a Missa Campal presidida pelo Padre Cleonidio Alves da Silva, concelebrada pelos Padres brumadenses Jordano Viana Fernandes e Alex Adriano Rocha Barbosa.

Centenas de fieis participaram da procissão que percorreu asprincipais vias centrais da cidade – Foto: Divulgação

Na homilia, o Padre Cleonídio Alves da Silva lembrou que as celebrações em torno do Padroeiro permite que a Igreja possa aprofundar um pouco mais a evangelização, acrescentando que nos quatro dias de celebrações foi possível avançar na reflexão sobre uma temática proposta pelo Papa Francisco na Exaltação Apostólica Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho), que trata do anúncio do Evangelho nos dias atuais. “A alegria do Evangelho deve nos motivar a missão, que assumimos ao ser batizados, de continuar a missão de Jesus Cristo”, pontuou o Padre Cleonídio Alves.

“A alegria do Evangelho deve nos motivar a missão, que assumimos ao ser batizados, de continuar a missão de Jesus Cristo”, apontou na  homilia da Missa campal, o Padre Cleonídio Alves – Foto: Divulgação

As homenagens ao Padroeiro São Sebastião tiveram, este ano, um significado especial na visão dos jovens que participaram da organização dos festejos, que comemoraram também a vitória da mobilização da comunidade católica brumadense contra a proposta do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) que pretendeu, através de Projeto de Lei encaminhado à Câmara Municipal, nos primeiros meses de 2017, que retirava do calendário de feriados municipais o dia 20 de janeiro, consagrado ao Padroeiro São Sebastião.

Deixe um comentário