Por Marcelo Souza*/ Via LC Comunicação
Mais do que nunca, os dispositivos eletroeletrônicos se tornaram parte integrante de nossas vidas diárias. De smartphones a geladeiras, esses dispositivos oferecem conveniência e conectividade cada vez mais inteligentes. No entanto, a produção, utilização e eliminação de produtos eletroeletrônicos também contribuem significativamente para os desafios ambientais, incluindo o esgotamento de recursos, o consumo de energia e a geração de resíduos (REEE).
A produção de dispositivos eletroeletrônicos começa com a extração de matérias-primas como metais (cobre, alumínio), minerais (elementos de terras raras) e plásticos. O processo de extração contribui para a destruição do habitat e o esgotamento dos recursos; e a fabricação envolve operações que consomem muita energia, gerando emissões de gases de efeito estufa. Também gera resíduos na forma de componentes defeituosos, que não podem ser reutilizados ou reciclados.
Durante a fase de uso, os dispositivos consomem energia, contribuindo para as emissões de carbono se a fonte de energia não for renovável. À medida que os dispositivos se tornam obsoletos ou apresentam mau funcionamento, eles são descartados, causando o crescente problema do lixo eletrônico. Muitos dispositivos acabam em aterros ou incineradores, o que pode acarretar a poluição do solo e do ar devido a materiais tóxicos. Métodos de descarte inadequados agravam os problemas ambientais. A reciclagem pode mitigar o impacto ambiental através da recuperação de materiais valiosos. Porém, o processo de reciclagem enfrenta desafios como a necessidade de separar componentes com diferentes densidades e materiais.
Nesse cenário, as estratégias de Economia Circular (EC), referidas como os R’s incluem reduzir o uso de matérias-primas virgens e a geração de resíduos por meio do design de produtos, com ciclos de vida mais longos e com baixo consumo de energia; promover o reuso por meio da reparabilidade e programas de remanufatura; melhorar os processos de reciclagem e desenvolver tecnologias para uma separação mais eficiente de materiais; e recuperar materiais de dispositivos que foram descartados e reintegrá-los em novos produtos.
De forma a implementar as estratégias de economia circular, faz-se necessário o uso consciente das matérias-primas virgens, visto que o fornecimento responsável e o uso eficiente podem reduzir o impacto ambiental. Por isso, práticas sustentáveis de gestão de materiais na produção, incluindo redução de desperdício e consumo de energia, são vitais. Além disso, projetar produtos tendo em mente a desmontagem e a reciclabilidade, criar dispositivos modulares e promover a gestão responsável são passos essenciais para reduzir o desperdício na fase de fim de vida.
O ciclo de vida dos eletroeletrônicos contribui significativamente para a geração de resíduos e para os desafios ambientais. Para resolver estas questões, é crucial adotar os princípios da economia circular, melhorar a concepção dos produtos e adotar práticas responsáveis em quesito de matérias-primas. As inovações são necessárias para superar os desafios da reciclagem e criar um futuro mais sustentável.
*Marcelo Souza é especialista em economia circular, professor universitário e autor da antologia Reciclagem de A a Z. Também é presidente do Instituto Nacional de Economia Circular, CEO da Indústria Fox – Economia Circular
Foto: Freepik
Your writing is like a breath of fresh air in the often stale world of online content. Your unique perspective and engaging style set you apart from the crowd. Thank you for sharing your talents with us.
Wow amazing blog layout How long have you been blogging for you made blogging look easy The overall look of your web site is magnificent as well as the content
Hi my loved one I wish to say that this post is amazing nice written and include approximately all vital infos Id like to peer more posts like this
you are in reality a good webmaster The website loading velocity is amazing It sort of feels that youre doing any distinctive trick Also The contents are masterwork you have done a fantastic job in this topic