redacao@jornaldosudoeste.com

Secretário de Infraestrutura Urbana de Vitória da Conquista é preso na segunda fase da Operação Overclean

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

por reportagem@jornaldosudoeste.com

Na manhã desta segunda-feira (23), o secretário de Infraestrutura Urbana de Vitória da Conquista, Lucas Moreira Martins Dias e mais três pessoas foram presas por suspeita de desvio de dinheiro de emendas parlamentares na segunda fase da Operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal. As emendas parlamentares são uma reserva dentro do Orçamento do governo federal usada conforme indicação de deputados e senadores. Lara Betânia Lélis Oliveira, servidora da Prefeitura de Vitória da Conquista foi afastada do cargo.

De acordo com as investigações da Polícia Federal, a organização criminosa usava fraudes em licitações e contratos superfaturados para desviar dinheiro. São investigados os crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. Ainda segundo a PF, o esquema montado por políticos e empresários movimentou cerca de R$ 1,4 bilhão. O desvio ocorria por meio de contratos firmados com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Ainda segundo as investigações, Lucas Moreira Martins Dias recebeu valores provenientes de propinas através de depósitos fracionados e planilhas informais de contabilidade. Ele é acusado de facilitar contratos irregulares com uma empresa.

A Prefeitura de Vitória da Conquista publicou uma nota onde “reafirma o seu compromisso com a transparência, a legalidade e a eficiência na gestão dos recursos públicos, valores que norteiam todas as ações da Administração Municipal”. Na nota, a Prefeitura também diz estar à disposição da PF em relação à Operação Overclean, “esclarecemos que o Governo Municipal está à disposição das autoridades competentes para contribuir com as investigações e assegurar a completa elucidação dos fatos”.

Nesta segunda fase da Operação Overclean realizada hoje, também foram presos o vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro (Republicanos), Carlos André de Brito Coelho, ex-prefeito de Santa Cruz da Vitória, e o policial federal Rogério Magno Almeida Medeiros.

Nota da Prefeitura de Vitória da Conquista

“O Município de Vitória da Conquista reafirma seu compromisso com a transparência, a legalidade e a eficiência na gestão dos recursos públicos, valores que norteiam todas as ações da Administração Municipal.

Em relação à Operação Overclean, da Polícia Federal, esclarecemos que o Governo Municipal está à disposição das autoridades competentes para contribuir com as investigações e assegurar a completa elucidação dos fatos.

Ressaltamos que a Prefeitura de Vitória da Conquista foi recentemente reconhecida com o Selo Ouro de Transparência, distinção que reflete nosso compromisso com a publicidade dos atos administrativos e o rigor no uso dos recursos públicos.

Além disso, o Governo Municipal tem adotado medidas concretas para proteger e aprimorar os processos de compras públicas, incluindo:

•Mapeamento de riscos nas contratações públicas, estabelecido pela Portaria nº 181/2024, que busca identificar e mitigar possíveis vulnerabilidades, promovendo maior segurança jurídica e eficiência nas aquisições.

•Regulamentação das linhas de defesa na gestão pública, conforme Decreto nº 23.458/2024, estruturando mecanismos de controle interno que garantem maior rigor e monitoramento contínuo das contratações e gastos públicos.

A Prefeitura reitera que não mede esforços para assegurar que as contratações sejam realizadas de forma íntegra, seguindo rigorosamente os princípios constitucionais da administração pública, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiênciaNos solidarizamos com a sociedade no combate à corrupção e reafirmamos nosso compromisso de promover uma gestão pública responsável e comprometida com o bem-estar da população de Vitória da Conquista”.

Foto: PMVC

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745