A criação de uma nova tendência nacional do PT está sendo discutida num evento que reúne em Lauro de Freitas, nesta sexta-feira e sábado ( 16 e 17), petistas de vários estados brasileiros, na oportunidade em que também se realiza na Bahia o Fórum Social Mundial de 2018. Reencantar o Petismo – Encontro dos Coletivos da Mensagem ao Partido é título do evento para definir inclusive o nome da tendência que pretende resgatar a ideologia e a prática do partido na sua origem, como também avançar na estrutura, buscando um funcionamento mais democrático e transparente.
Na Bahia, dois coletivos do PT engrossam a proposta da nova tendência: o Reencantar, que tem entre as principais lideranças o deputado federal Waldenor Pereira e os deputados estaduais Zé Raimundo, Joseildo e Gika, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e os secretários estaduais Geraldo Reis e Carlos Martins; e a EDP ( Esquerda Democrática Popular), com o deputado federal Nelson Pelegrino.
No primeiro dia da programação do encontro, Waldenor Pereira Zé Raimundo compuseram a mesa de abertura, junto com deputados, dirigentes e representantes de diversos estados. Em seguida houve palestra sobre a conjuntura, feita pelos deputados Paulo Pimenta, líder da bancada federal petista, e Paulo Teixeira, vice-presidente nacional do PT, e pela dirigente nacional do partido, Jussara Dutra.
Os participantes defenderam a necessidade de arejar o partido através de uma nova força política capaz de retornar às bases e defender o socialismo como alternativa ao capitalismo em crise. Depois foi aberto o debate entre participantes. A programação continua neste sábado com a discussão sobre o regimento e propostas para a nova tendência.