‘Tereza de Esmeraldo’ – *08/12/1953
Por Antônio Novais Torres
Terezinha Ribeiro da Silva nasceu em 08 de dezembro de 1953 na fazenda Areião, distrito de Arrecife, município de Brumado. Filha de Francisco Ribeiro da Silva e Maria Ana Ribeiro da Silva.
Avós paternos: Lucinda Maria de Jesus. Avós maternos: Manoel Joaquim Ribeiro e Ana Maria Ribeiro.
Irmãos: Manoel Joaquim Neto, Lidezuita Ribeiro da Silva, Ana Maria Ribeiro da Silva, Edi Ribeiro da Silva, Lucida Ribeiro da Silva, Durval Ribeiro da Silva, Salvador Ribeiro da Silva, Salvadora Ribeiro da Silva, Elena Ribeiro da Silva e Maria Rita Ribeiro da Silva.
Quando criança moradora na fazenda Areião, próximo ao povoado de Arrecife, município de Brumado, brincava de boneca e de escola com as primas e amigas, fazia maquiagem se lambuzando e também as colegas, brigava com as companheiras, mas logo ficava de bem e participava de outros divertimentos.
Estudou o primário em Arrecife e o ginasial na escola PEA em Brumado onde concluiu a 8ª série. Ainda moçoila cantava com o irmão e o primo Messias e tocava sanfona.
Lembra-se dos conselhos dos pais: sempre fazer o bem e ser solidária com as pessoas carentes. Possui uma gata que denominou de “Chaninha”, animal da sua estimação. Tem medo de ficar doente e, acamada dependendo dos cuidados de outrem. O medo de morrer lhe apavora, embora saiba que é inevitável. O seu maior sonho é ser ‘Presidenta da República’ é uma obsessão de um desejo político irrealizável. Coisas de sua imaginação. Arrepende-se de não ter dado seguimento aos estudos e se formado como pretendia. Professa a religião católica e se faz presente em todos os movimentos da igreja católica de Brumado.
Na adolescência, a partir dos 15 anos, despertou-se para a vida amorosa, teve uma decepção de consequências desagradáveis que prefere não relembrar, nem comentar.
Em 09 de maio de 1975, aos 22 anos de idade, relacionou-se maritalmente com Esmeraldo dos Santos Barbosa, natural de Queimadas/BA, separado de Isabel Barbosa dos Santos, com quem teve três filhos. Filho de Silvério Barbosa dos Santos e Silverina Maria Barboza. Passou, então, a ser conhecida como ‘Tereza de Esmeraldo’, com quem viveu até a sua morte em 04 de maio de 2011 com 88 anos de idade. Não tiveram prole.
Esmeraldo foi candidato a vereador em dois mandatos: 1982 (PFL) ficou na suplência e substituiu o vereador Políbio dos Santos Amorim, por falecimento deste. Em 1989 foi eleito pelo (PMDB). O vereador Esmeraldo propugnou pelas melhorias do Bairro São Félix onde residia e da zona rural. Contou com o apoio da companheira para esse desiderato.
Seguindo as pegadas do companheiro Esmeraldo Barbosa dos Santos que a apoiou, ‘Tereza de Esmeraldo’ se candidatou ao cargo de vereadora pelo PMDB nos anos de 2004 e 2008, representando o bairro São Félix, ficou na suplência nos dois pleitos, porém perseverou na política, e para tanto tem lutado para ser eleita. É uma pessoa folclórica pelo inusitado do seu comportamento político-eleitoral.
Terezinha é portadora do ensino fundamental completo. Trabalhou em diversas instituições: Diretora Pensionista dos idosos de Brumado, professora leiga do MOBRAL na fazenda Areião, Secretaria de Educação e Cultura como agente de portaria contratada para o período de 11/05/1982 até 11/08/1982, Prefeitura Municipal de Brumado como auxiliar de disciplina (16/03/1987 a 31/03/2014); considera-se líder estudantil do Colégio Estadual de Brumado – CEB onde também trabalhou. Recebeu homenagem de despedida da diretoria, professores e alunos do CEB por 32 anos de serviço completados em 31/03/2014.
Exerce outras atividades, porém a sua obstinação é assumir um cargo eletivo (vereadora, prefeita ou presidente da República), intento ainda não concretizado.
Em todas as eleições se coloca como candidata. Esse posicionamento faz dela uma pessoa folclórica e é motivo de glosa de tantos que a conhece, inclusive da mídia que sempre a entrevista nas ocasiões da política e ou de festas populares, emitido a sua opinião.
Terezinha Ribeiro da Silva, ‘Tereza de Esmeraldo’ é aposentada pelo INSS desde 09/12/2013, porém continua desenvolvendo diversos serviços, mas sempre com o pensamento em política uma paixão que lhe despertou interesse e é com esse viés que se posiciona. Faz parte da história de Brumado pelo inusitado comportamento político. Participa e frequenta todos os eventos da cidade, desde velórios até os comícios políticos, sua paixão.
Em 2014 propalou a sua candidatura à presidente da República para concorrer com Dilma Rousseff, produto da sua imaginação.
Nas eleições de 2018 se apresentou como candidata a presidente da República sob o número 23 pelo PPS, e diz que a sua candidatura está registrada no TRE/BA e divulgou na mídia local o seu secretariado.
O casal teve uma vida familiar harmoniosa e de muita cumplicidade e tolerância, que motivou a sua felicidade por se entender bem com o esposo.
Fonte de informação: Terezinha Ribeiro da Silva, ‘Tereza de Esmeraldo’, a quem agradecemos pela colaboração.