redacao@jornaldosudoeste.com

Na AGU, ministra Macaé Evaristo defende moderação das plataformas digitais visando proteção das infâncias

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Debate técnico reuniu especialistas no tema, representantes das empresas e organizações da sociedade civil para colher subsídios e contribuições, principalmente no que diz respeito às mudanças na moderação de conteúdo anunciadas em plataformas digitais

Por Agência Gov | Via MDHC

O enfrentamento à desinformação – além da promoção e proteção dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal – está entre os destaques da audiência pública “Política de Moderação de Conteúdo: plataformas digitais”, realizada pela Advocacia-Geral da União (AGU) nesta quarta-feira (22), em Brasília (DF). O evento contou com a participação da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Macaé Evaristo, que defendeu a importância de regular as plataformas on-line. “É preciso que a gente construa, no ambiente digital, um lugar de proteção para todas as infâncias”, afirmou.

“Repetindo aqui uma frase do nosso presidente Lula, o algoritmo não deve se sobrepor ao humanismo. Que nessa agenda de diálogo nós possamos construir ponderações e trazer ideias para avançar no ambiente digital, de forma a garantir proteção às crianças e adolescentes. Muito nos preocupa a expansão do racismo, da misoginia, dos preconceitos de maneiras mais diversas que podemos encontrar na sociedade”, completou a ministra.No evento, Macaé também citou a Lei que restringe o uso de celular nas escolas públicas e privadas, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 13 de janeiro. Na ocasião, a ministra enfatizou a importância de ampliar o alcance da iniciativa, já que não é somente nas escolas que crianças e adolescentes têm acesso ao ambiente digital.

“Como diz o nosso Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nossa sociedade é responsável por garantir a proteção integral de todas as crianças em todo e qualquer espaço. E a gente quer, de fato, avançar na construção de ambientes digitais seguros, protetores e que fundamentalmente respeitem os direitos humanos”, concluiu.

Audiência

Cerca de 45 representantes de plataformas virtuais, especialistas, agências de checagem de fatos, acadêmicos e organizações da sociedade civil participaram do debate voltado ao enfrentamento à desinformação, além da promoção e proteção dos direitos fundamentais. As discussões abrangeram, principalmente, as mudanças anunciadas pela plataforma digital Meta (controladora do Facebook, Instagram, Threads e Whatsapp) em sua política de moderação de conteúdo.

A audiência foi presidida pela AGU e contou com o apoio de representantes dos ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Fazenda (MF) e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Foto: Agência Gov | Divulgação

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745