redacao@jornaldosudoeste.com

Presidente da CNI participa de reunião para discutir desafios do setor de energias renováveis em nível nacional

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por FIEB

O Comitê de Energias Renováveis da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) promoveu, nesta quinta-feira (6), uma reunião que contou com representantes de mais de 20 empresas do setor, além do presidente da CNI, Ricardo Alban, e o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, para discutir os principais desafios enfrentados em nível nacional pelos empreendimentos de energias renováveis e estratégias de atração de novos investidores.

Entre os principais pontos apresentados estão a necessidade de desenvolver soluções para lidar com a variabilidade da geração de energia e garantir a estabilidade do fornecimento, a escassez e saturação das linhas de transmissão, a necessidade de investimentos para atender à crescente demanda pelo recurso e a importância de um ambiente regulatório estável que garanta, não só a implantação, como a sustentabilidade dos empreendimentos.

Rafael Valverde, diretor executivo da Sowitec, destacou que as mudanças climáticas estão afetando o consumo, a demanda e os custos da energia, pois as ondas de calor extremo e os períodos de seca estão fazendo com que a população utilize mais o recurso, que está ficando mais caro. No entanto, os problemas de conexão e transmissão – 15% das obras de construção de 44 novas linhas estão com atraso de cerca de um ano – impactam diretamente na resolução dessas questões. “Esta situação afeta, por exemplo, a implantação das plantas de hidrogênio que estão sendo construídas. Sem transmissão, elas não poderão funcionar e, como consequência, a opção é muitas vezes utilizar outras fontes de energia, não necessariamente renováveis, a exemplo da termelétrica. Os problemas também vão acabar afetando o custo da energia para a indústria, que vai subir”, apontou.

“Hoje, de fato, o problema não está tanto na geração, está sobrando energia, mas temos a questão da utilização das fontes de energia intermitente, do aproveitamento e garantia de transmissão. Um aproveitamento, por exemplo, poderia ser na implantação de data centers. Com a expansão da IA, o país vai precisar deste investimento”, avaliou Ricardo Alban, presidente da CNI.

Carlos Henrique Passos, presidente da FIEB, ressaltou a importância de buscar soluções até para que a Bahia possa se posicionar como protagonista na transição energética, aproveitando seu potencial. Em âmbito estadual, o superintendente da Superintendência de Atração de Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico-SDE, Luciano Giudice, citou a Política e o Programa Estadual de Transição Energética (Protener), de autoria do Poder Executivo e que deve ser sancionada em breve pelo governador Jerônimo Rodrigues. “O governo reconhece que as demandas são grandes, nem todas são possíveis de realizar, mas o tema é discutido diariamente na Secretaria, que trabalhar para fazer o potencial do estado se transformar em realidade”, afirmou.

Foto: GCI/ Sistema FIEB

14 comentários em “Presidente da CNI participa de reunião para discutir desafios do setor de energias renováveis em nível nacional”

  1. Woah! I’m really loving the template/theme of this site.
    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s difficult to get that “perfect balance” between usability and appearance.
    I must say you have done a amazing job with this. In addition, the blog loads
    super fast for me on Firefox. Exceptional Blog!

    Responder
  2. A private Instagram viewer is a tool or benefits intended to permit users to view private Instagram accounts without needing to follow the account or acquire praise from
    the account owner. Typically, these listeners claim to bypass privacy settings and present access to posts, stories, and further content that
    would on the other hand be restricted to followers.
    while some people may use these tools out of curiosity or for social media analysis, its
    important to note that using such services raises terrific ethical and
    legitimate concerns. Most of these listeners deed
    in a gray area, often violating Instagram’s terms of assistance and potentially putting
    users’ privacy and data at risk. In addition, many of these tools require
    users to pure surveys or have the funds for personal information, which can lead to scams, phishing attempts, or malware infections.
    Instagram has strict policies neighboring unauthorized right of entry to accounts
    and may take authentic feign adjoining both users
    and services keen in breaching privacy. instead of relying
    upon private Instagram viewers, it’s advisable to idolization users’ privacy settings and follow accounts in a authentic manner.
    If someone has made their account private, its generally a
    sign that they hope to limit entrance to
    their content, and these boundaries should be respected.

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 746