Cigarros eletrônicos prejudicam a cicatrização, aumentam o risco de inflamações gengivais e agravam doenças bucais
Por Neodent*/ Via Central Press
Nos últimos seis anos, o número de brasileiros que utilizam cigarros eletrônicos saltou 600%, atingindo quase três milhões de usuários em 2024, de acordo com o instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec). Esse crescimento traz alertas importantes, com evidências crescentes sobre os malefícios desses dispositivos, inclusive para a saúde bucal.
Problemas como inflamações, formação de placa bacteriana e risco elevado de cáries estão entre os danos mais comuns. Esses quadros são agravados pela redução da produção de saliva e pela exposição prolongada à nicotina, criando um ambiente favorável à progressão de doenças bucais. E não apenas os dentes naturais, mas também os implantes dentários podem ser comprometidos, afetando sua estabilidade e durabilidade.
Riscos na recuperação do sorriso
Para quem realizou cirurgia de implantes dentários recentemente, o uso dos chamados vapes pode comprometer a recuperação de forma importante. “Os cigarros eletrônicos costumam conter nicotina, compostos aromatizantes e aditivos que, ao interagirem, se tornam irritantes e dificultam a cicatrização dos tecidos após a instalação de implantes”, destaca o dentista especialista em Implantodontia da Neodent, Sergio Bernardes.
A nicotina presente nos líquidos vaporizados prejudica especialmente a circulação sanguínea, dificultando a chegada de oxigênio e nutrientes à área do implante. Esse efeito é especialmente preocupante no período inicial de cicatrização, quando o osso está se integrando ao implante. Além disso, o uso dos dispositivos pode causar inflamação na gengiva ao redor da prótese, havendo o risco de uma evolução para problemas mais graves, como o enfraquecimento ósseo e a perda do tratamento.
Por isso, especialistas recomendam que pacientes com implantes evitem substâncias que possam interferir no processo de cicatrização e mantenham uma rotina cuidadosa de higiene bucal. “É essencial que os cuidados diários sejam redobrados e que os pacientes permaneçam atentos a sinais de problemas. O acompanhamento regular com profissionais permite a identificação precoce dessas e de outras condições, possibilitando intervenções oportunas e eficazes”, conclui Bernardes.
* Sobre a Neodent
Fundada há mais de 30 anos, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Em parceria com milhares de dentistas, a empresa desenvolve soluções estéticas e reabilitadoras, como implantes dentários inovadores, promovendo o bem-estar através do avanço da odontologia. Com um amplo portfólio e presente em 95 países, a Neodent é líder no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo. O propósito da marca é refletido na cultura organizacional e no dia a dia de seus quase 3 mil colaboradores, que se orgulham de fazer parte da empresa, valorizando a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo.
Como parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, e tendo a inovação em seu DNA, a Neodent investe na criação de produtos e soluções digitais que auxiliam no tratamento de milhares de pacientes. A partir de iniciativas alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e governança), a empresa cumpre sua missão de proporcionar sorrisos para milhares de pessoas.
Foto: Envato/ Via Central Press
ILLWUfMpVcB
gAQZkY38f8Q
qeFZC3yTagb
jBFkJkmCKPI
yN6z1iRsJwp
xgZxaX0F5Fc
UxdTBdSpxEv
3JFVi6Larig
K8OsD73UBEC
glY5nz6SdSR
fj0l1PHsEc1
IGm36N03nur
FOlTrGXxFon
n6lxs1H5iPQ
AJ2Q7oCbxAd
M6xetsGREF1
yA4izsh9ax6
Z21FmpIuWeq
hQIstjSFzud
hCRE05DnXni
c5DGibFGKpu
EqSR6X7UJmE
D919eJZYanw
JzLwI5wScAf
nWRo1o3ixFf
2NES6ome7Cu
nbexFJd3c8B
1OJOl5QlR1W
ayIDygb2bUE
qFDZmILcRal
rxhFYyCKRCH
ISfvPVGrL0P
gnFKpghTBBp
OfzjYb7VmBE
xXiioXeDUIH
fMIMWAM4wfk