redacao@jornaldosudoeste.com

Primeiros colocados do ranking baiano de beach tennis disputam competição internacional nesta semana com apoio da Sudesb

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Ascom/ Sudesb

Entre os melhores 80 beach tenistas do mundo, Murilo Valadares e Augusto César Oliveira (Salsicha), que ocupam o posto de melhor dupla colocada no ranking estadual da modalidade, disputam o evento internacional ITF BT 200 Guarujá, que vale pontos no ranking internacional, nesta semana. Eles viajaram com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para representar o país e o estado.

Como parte do calendário da International Tennis Federation (ITF), o evento realizado na cidade da costa paulista vale 200 pontos no ranking internacional e reúne alguns dos melhores colocados do ranking. As disputas iniciam nesta quinta-feira, 20, e seguem até o sábado, 22.

Foto: Maurício Viana/ Sudesb

A estreia deles acontece pela tarde contra o italiano Diego Bollettinari e o espanhol Antonio Miguel Ramos Viera, que ocupam atualmente o top 20 mundial. Murilo explica que esses adversários já eram esperados porque o nível da lista inicial contava com atletas que disputariam, inclusive, torneios de pontuação maior no ranking internacional.

“Então, a gente quis se desafiar a jogar um BT200, que o nível tá altíssimo, de BT400, mais ou menos. As melhores duplas estão lá. É o que a gente quer, jogar contra os melhores e se desafiar. Sabemos que, se jogarmos bem, temos grandes possibilidades. Já teve dois BT200 em que ganhamos das duplas cabeça de chave e perdemos num detalhe nas quartas de final para as duplas campeãs, que até chegamos a ter match point. Queremos tentar pelo menos passar essa barreira das quartas de final, ganhar dois a três jogos duros e tentar chegar a uma semi, a uma final, para se desafiar mesmo e desbravar novos caminhos”, conta Murilo.

Com uma parceria de três anos rodando o circuito, Salsicha acrescenta que espera fazer bons jogos e chegar à semifinal, algo considerado bem possível para ele. “Pelo nosso nível de jogo, a gente precisa jogar bem, estar concentrado e em um dia bom e dar um pouquinho de sorte também de não pegar pelo menos as duplas top 4, mas, temos condições de chegar até uma final. Então, as expectativas são muito boas, porque é um torneio muito alto, um teste para gente e para jogar contra essas duplas muito fortes“, afirma ele que dá aula desde 2015 de beach tennis, quando migrou do tênis para a nova modalidade da época.

Foto: Maurício Viana/ Sudesb

Histórico – Essa trajetória de ambos já rendeu grandes títulos e campanhas desde o nível estadual até o internacional. Eles são tricampeões baianos do circuito oficial da Federação Bahiana de Tênis (FBT) na categoria profissional masculina e acumulam diversos títulos nas etapas. Pelo circuito internacional, já chegaram ao número 63 do ranking e conquistaram oito títulos juntos – Murilo tem ao todo 10 -, dentre eles um BT 100 em junho do ano passado em Maceió, capital alagoana; seis BTs 500 e mais um de nível BT 10.

“A grande vantagem de jogarmos muito tempo junto é o entrosamento porque conseguimos antecipar algumas jogadas um do outro. Isso ajuda muito no esporte em dupla. Quando eu vejo o movimento que ele está fazendo, eu já consigo prever a bola que ele vai utilizar e já me antecipo. Então, por exemplo, eu sei que ele vai acelerar a bola em uma região da quadra e já me posiciono de acordo com essa bola que provavelmente ele vai lançar. Então, acho que esse entrosamento conta muito”, pontua Murilo acerca da parceria vitoriosa deles, que garantem a melhor posição dentre todos os nordestinos no ranking ITF.

Apoio com passagens aéreas – Ele acrescenta que, apesar de ser um esporte considerado elitista, os custos das disputas são grandes e que esse apoio da Sudesb é de suma importância para poder competir. “Para a gente, é muito difícil, apesar de sermos a dupla número um do estado há cinco anos, a gente que se banca, custeia nossos torneios e está cada vez mais difícil para poder viajar. Então, a Sudesb é essencial.”

Já Salsicha agradece e considera gratificante representar a Bahia nos torneios pelo mundo. “Nós somos uma dupla que leva muito o nome da Bahia e as cores do nosso estado. Eu faço muita questão, em todas as postagens e depoimentos que dou, de afirmar que somos uma dupla 100% baiana e do Nordeste. A Sudesb apoiar uma dupla que se dedica para representar o estado é uma parceria muito importante. As passagens aéreas são os custos mais altos para se chegar num torneio. A gente gostaria de viajar para muito mais torneios e melhorar no ranking. É de suma importância para alcançar objetivos maiores”, finaliza.

Foto: Maurício Viana/ Sudesb

3 comentários em “Primeiros colocados do ranking baiano de beach tennis disputam competição internacional nesta semana com apoio da Sudesb”

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 746