redacao@jornaldosudoeste.com

Leite produzido por agricultores familiares é transformado em novos produtos no Laticínio de Caturama

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Gabriela Oliveira *

Desde janeiro deste ano, os agricultores familiares de Caturama que atuam na produção de leite passaram a contar com uma Unidade de Beneficiamento de Leite e Derivados. Localizada no Distrito de Fazenda Jacar, essa Unidade, que opera sob a marca Laticínio Vale do Rio, tem capacidade para processar cinco mil litros de leite diariamente. A iniciativa foi realizada pelo Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), uma empresa pública vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural da Bahia

Gildásio Batista, presidente da Associação Beneficente Fraternidade Comunitária da Comunidade de Marota e Adjacências, ressaltou a importância do laticínio para as famílias produtoras da região. Segundo apontou, a Unidade, além de possibilitar que com que os agricultores familiares associados tenham um local para entregar sua produção, viabilizou o processamento de cinco mil litros de leite a cada dois ou três dias, com produtos que são consumidos em Caturama e municípios da microrregião, como Paramirim, Tanque Novo e Livramento de Nossa Senhora.

Jeandro Laytynher Ribeiro, Diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), destacou que essa instalação da Unidade de Beneficiamento de Leite e Derivados no Distrito de Fazenda Jacar, beneficia não apenas os agricultores de Caturama, mas também os do Território Bacia do Paramirim. “Esses investimentos envolvem a agroindústria, com todos os equipamentos necessários, incluindo um caminhão para o transporte do leite. Essas melhorias estão transformando a vida das famílias, pois atendem suas necessidades diretas, possibilitando a captação do leite para processamento em produtos como iogurtes, manteiga e leite, o que gera maior renda”, enfatizou.

Com a modernização da pasteurização do leite, os novos equipamentos viabilizam a comercialização da produção de 35 famílias da Associação Beneficente Fraternidade Comunitária da Comunidade de Marota e Adjacências. Além disso, os produtos também serão encaminhados para o Programa Fome Zero, uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal.

Produtos Certificados


Foto - André Frutuôso/Ascom CAR/SDR/GovBa

cc

O Laticínio Vale do Rio oferece uma variedade de produtos, como leite barriga mole, queijo mussarela, manteiga e iogurtes de diferentes sabores. Todos os produtos já possuem certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Selo de Identificação de Produtos da Agricultura Familiar, o que, para o presidente da Associação Beneficente Fraternidade Comunitária da Comunidade de Marota e Adjacências, Gildásio Batista, vai agregar valor à produção de leite, impulsionar geração de renda dos produtores associados, fomentar a economia local e fortalecer a agricultura familiar. “Agora, temos a capacidade de produzir até cinco mil litros por dia e sabemos que há mercados para distribuir nosso leite.”

Arlete Rosa, da Fazenda Pedrinhas, na zona rural de Caturama, consumidora dos produtos do Laticínio, especialmente do queijo e iogurte, elogiou a qualidade dos produtos: “Os produtos do Laticínio Vale do Rio são de excelente qualidade e, na minha opinião, agradam a todos. Não tenho do que reclamar!”, apontou.

*COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO E AÇÃO REGIONAL (CAR)/SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO RURAL DA BAHIA

Foto Capa – André Frutuôso/Ascom CAR/SDR/GovBa

8 comentários em “Leite produzido por agricultores familiares é transformado em novos produtos no Laticínio de Caturama”

  1. I together with my friends happened to be going through the good tips and tricks on your site and then immediately developed a horrible suspicion I never thanked the site owner for those strategies. All of the young men had been joyful to read them and have in effect actually been having fun with them. Many thanks for genuinely considerably accommodating as well as for having this sort of high-quality topics most people are really wanting to be aware of. My honest regret for not saying thanks to you earlier.

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 748