redacao@jornaldosudoeste.com

Leite produzido por agricultores familiares é transformado em novos produtos no Laticínio de Caturama

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Gabriela Oliveira *

Desde janeiro deste ano, os agricultores familiares de Caturama que atuam na produção de leite passaram a contar com uma Unidade de Beneficiamento de Leite e Derivados. Localizada no Distrito de Fazenda Jacar, essa Unidade, que opera sob a marca Laticínio Vale do Rio, tem capacidade para processar cinco mil litros de leite diariamente. A iniciativa foi realizada pelo Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), uma empresa pública vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural da Bahia

Gildásio Batista, presidente da Associação Beneficente Fraternidade Comunitária da Comunidade de Marota e Adjacências, ressaltou a importância do laticínio para as famílias produtoras da região. Segundo apontou, a Unidade, além de possibilitar que com que os agricultores familiares associados tenham um local para entregar sua produção, viabilizou o processamento de cinco mil litros de leite a cada dois ou três dias, com produtos que são consumidos em Caturama e municípios da microrregião, como Paramirim, Tanque Novo e Livramento de Nossa Senhora.

Jeandro Laytynher Ribeiro, Diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), destacou que essa instalação da Unidade de Beneficiamento de Leite e Derivados no Distrito de Fazenda Jacar, beneficia não apenas os agricultores de Caturama, mas também os do Território Bacia do Paramirim. “Esses investimentos envolvem a agroindústria, com todos os equipamentos necessários, incluindo um caminhão para o transporte do leite. Essas melhorias estão transformando a vida das famílias, pois atendem suas necessidades diretas, possibilitando a captação do leite para processamento em produtos como iogurtes, manteiga e leite, o que gera maior renda”, enfatizou.

Com a modernização da pasteurização do leite, os novos equipamentos viabilizam a comercialização da produção de 35 famílias da Associação Beneficente Fraternidade Comunitária da Comunidade de Marota e Adjacências. Além disso, os produtos também serão encaminhados para o Programa Fome Zero, uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal.

Produtos Certificados


Foto - André Frutuôso/Ascom CAR/SDR/GovBa

cc

O Laticínio Vale do Rio oferece uma variedade de produtos, como leite barriga mole, queijo mussarela, manteiga e iogurtes de diferentes sabores. Todos os produtos já possuem certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Selo de Identificação de Produtos da Agricultura Familiar, o que, para o presidente da Associação Beneficente Fraternidade Comunitária da Comunidade de Marota e Adjacências, Gildásio Batista, vai agregar valor à produção de leite, impulsionar geração de renda dos produtores associados, fomentar a economia local e fortalecer a agricultura familiar. “Agora, temos a capacidade de produzir até cinco mil litros por dia e sabemos que há mercados para distribuir nosso leite.”

Arlete Rosa, da Fazenda Pedrinhas, na zona rural de Caturama, consumidora dos produtos do Laticínio, especialmente do queijo e iogurte, elogiou a qualidade dos produtos: “Os produtos do Laticínio Vale do Rio são de excelente qualidade e, na minha opinião, agradam a todos. Não tenho do que reclamar!”, apontou.

*COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO E AÇÃO REGIONAL (CAR)/SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO RURAL DA BAHIA

Foto Capa – André Frutuôso/Ascom CAR/SDR/GovBa

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 746