redacao@jornaldosudoeste.com

Câmara Municipal de Vitória da Conquista: Histórias de resiliência e amor no ‘Fala Conquista’ no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Redação *

Na edição da quarta-feira (2) do programa “Fala Conquista”, transmitido pela Rádio Câmara – 90.3 FM, os jornalistas Guilherme Barbosa e Andréa Póvoas tiveram como convidados três mães de crianças com Autismo, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Jaqueline Ferreira dos Santos, Gabriela Pereira Nunes e Neres Valda Matos são integrantes da Associação “Mães de Autistas Unidas” e representam, junto a outras mães, a voz de seus filhos, netos e familiares com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Jaqueline Santos, mãe de um adolescente de 16 anos e de uma menina de 9, ambos diagnosticados com TEA e outros Transtornos, compartilhou sua experiência. Ela menciona o uso de medicamentos controlados e, apesar das dificuldades diárias, se dedica ao cuidado dos filhos, afirmando que enfrenta desafios constantes: “A luta é constante. Em casa, utilizamos 19 medicamentos controlados, dos quais apenas 3 são fornecidos pela Dires (Núcleo Regional de Saúde, órgão da estrutura da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia). O restante eu preciso comprar, e são extremamente caros. Além disso, nossa cidade não conta com um Neurologista, o que torna o tratamento particular, com consultas que custam R$ 500,00”, desabafou.

Gabriela Nunes, mãe de quatro filhos, sendo um deles Autista e outro com Microcefalia, expressou sua frustração com a falta de cumprimento das Leis que garantem direitos a elas: “Quero destacar a diferença entre prioridade e preferência. Temos prioridade em qualquer situação, pois nossos filhos não têm a mesma paciência de crianças ‘normais’. Entretanto, em nenhum lugar isso é respeitado. Muitas vezes, somos julgadas, e as pessoas acham que nossos filhos estão apenas fazendo birra ou que não sabemos educá-los. É uma total falta de compreensão”.

Além da entrevista no programa, Nerisvalda Matos, presidente da Associação de Mães Autistas Unidas, utilizou a Tribuna Livre durante a Sessão Ordinária do Legislativo Municipal da mesma quarta-feira. Mãe de um Autista de 31 anos e avó de outro de 10, Nerisvalda Matos destacou que este não era um dia de celebração, pois ainda há muito a ser feito. “Há 31 anos, havia pouca informação. Hoje, temos acesso a muitas informações, mas falta a implementação de políticas públicas e o apoio do Governo à nossa causa”, reivindicou durante a plenária.

Em sua fala no Fala Conquista, Nerisvalda Matos enfatizou que há muito tempo busca apoio e que seu objetivo é sensibilizar a população e as autoridades sobre a importância da Saúde Mental: “Segundo o Caps IA (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil), são 4.000 crianças e adolescentes atendidos, mas o Serviço não atende à demanda. O atendimento que deveria ser mensal acontece a cada seis meses. Para que uma criança consiga um diagnóstico, ela precisa passar por múltiplos atendimentos, e muitas vezes o laudo é emitido após anos. Sem esse laudo, ficamos excluídos de diversos benefícios que nossos filhos necessitam. Isso evidencia a urgência da criação de um Centro de Referência para Tratamento de Autismo”.

* COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Foto: Ascom/CMVC

3 comentários em “Câmara Municipal de Vitória da Conquista: Histórias de resiliência e amor no ‘Fala Conquista’ no Dia Mundial de Conscientização do Autismo”

  1. Thank you for sharing excellent informations. Your web site is so cool. I am impressed by the details that you have on this site. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this web page, will come back for more articles. You, my friend, ROCK! I found just the info I already searched everywhere and just could not come across. What a perfect website.

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 748