redacao@jornaldosudoeste.com

COBRANÇAS INDEVIDAS: SAIBA COMO AGIR

Publicado em

Ao receber uma fatura, preste atenção nos valores cobrados para saber se são realmente devidos. Isto porque algumas empresas incluem serviços adicionais que podem passar despercebidos, quando se observa só o total. A prática pode ocorrer de duas formas: o valor extra do serviço não contratado é somado ao valor devido ou uma fatura adicional é enviada junto com a fatura correta. E, aí, a situação pode caracterizar uma cobrança indevida ou uma venda casada. Dessa forma, a empresa se beneficia perante a fraqueza dos consumidores menos atentos, o que é vedado pelo Código de Defesa do Consumidor. Além disso, o CDC também reprime tal prática de cobrança indevida e venda casada em serviços adicionais não solicitados. O consumidor pode exigir o ressarcimento do valor em dobro.

 

 

 

COMPANHIA AÉREA É CONDENADA A CUMPRIR OFERTA ANUNCIADA

 

O 5º Juizado Especial Cível de Brasília condenou a Turkish Airlines a cumprir integralmente uma oferta anunciada em janeiro de 2017, devendo emitir bilhetes aéreos em nome da autora, de ida e volta, em data a ser indicada por ela, de Guarulhos-SP a Bangkok, na Tailândia, pelo valor total de R$ 670,27, incluídas as taxas.

A consumidora adquiriu as passagens através do site Viajanet, pelo valor total de R$ 670,27, ida e volta, com taxas de embarque. Mas, dois dias após a aquisição dos bilhetes, recebeu um e-mail com informações sobre o cancelamento da compra, em razão de erro na divulgação da tarifa. A Turkish alegou erro sistêmico.

Para Átila A. Nunes o principal efeito da oferta é a obrigatoriedade do seu cumprimento. De acordo com o artigo 30 do CDC, “toda informação ou publicidade, suficientemente precisa […], obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado”.

 

 

PROTESTE, RECLAME E DENUNCIE

 

No Programa Reclamar Adianta os consumidores podem reclamar, protestar e denunciar livremente. Transmitido de segunda a sexta-feira, de 10h ao meio dia, pela Rádio Bandeirantes AM 1360 o programa também pode ser acompanhado pela internet: www.reclamaradianta. br ou pelo Facebook Programa Reclamar Adianta. Whatsapp: 21-993289328

 

Deixe um comentário