Depois de se classificarem em duas etapas eliminatórias, os finalistas da primeira edição do Festival Canto da Primavera se apresentaram diante dos jurados na noite da última quarta-feira, 21, na sede do Conservatório Municipal de Música, no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura.
Todos os candidatos eram alunos da instituição, sendo a maioria de violão popular. Cada um apresentou uma música de sua escolha. De acordo com Norma Eliete, coordenadora do Conservatório e idealizadora do evento, o objetivo era que eles “descobrissem o interesse pelo cantar”.
Veterano de festivais desse tipo, o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso – também cantor, compositor e produtor cultural – disse acreditar que a participação em tais projetos auxilia no amadurecimento dos alunos como artistas.
“É bom para que eles possam se desinibir, e também para dar a eles a oportunidade de participar de outras iniciativas musicais da Prefeitura. Isso é o Conservatório cumprindo sua função de capacitar e divulgar seus alunos”, observou Nagib, que também fez parte do corpo de jurados.
Confira a lista de premiados:
1° lugar – Diana Teixeira Rebouças
2° lugar – Lídia Caroline Nascimento Ramos
3° lugar – Ana Carolina dos Santos Medrado
4° lugar – Renato Iago Abreu Schettini
5° lugar – Mônica Rodrigues da Hora
Victor de Sousa Camilo
Maria Eduarda Queiroz
Melhor Intérprete – Lídia Caroline Nascimento Santos
Melhor Performance – Juscielle Santos Coelho
Troféu Revelação – Ana Clara Aurich Cangussu
Aclamação Popular – Victor de Sousa Camilo
Presença de Palco – Maria da Graça dos S. Pena
Juri – Manno de Souza, Dorinho Chaves, Igor Murilo
Secretária – Gisele Evangelista
O espaço – O Conservatório Municipal de Música de Vitória da Conquista é a única escola de música mantida por uma prefeitura em todo o interior da Bahia. Nesse espaço, são oferecidos cursos gratuitos de diversos instrumentos musicais, como piano, teclado, violão, flauta doce e transversal, viola e acordeão.