Por Redação (*)
Ao longo dos anos, tanto no cenário internacional quanto no Brasil, tem-se observado uma evolução favorável no que se refere aos cuidados da Saúde da Mulher, embora ainda sejam preocupantes os indicadores que apontam que a população feminina continua sofrendo com o câncer de mama, que se tornou, além de um problema social e econômico, um problema de Saúde Pública. É o câncer mais frequente da mulher e o número de casos cresce a cada ano.
Estudos apontam que a detecção dos tumores mamários na fase inicial do seu desenvolvimento é o fator mais importante para o sucesso do tratamento e para se alcançar a cura. A busca pelo câncer de mama precoce na população é baseada na realização periódica da mamografia em mulheres sem sintomas (Rastreamento). O câncer de mama apresenta uma fase, em que não pode ser detectado pelo exame físico das mamas, mas, a mamografia é capaz de detectá-lo.
Com base nesses dados e da importância do exame de prevenção com a realização do Rastreamento de câncer de mama, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, implantou o Programa Saúde Sem Fronteiras – Rastreamento do Câncer de Mama, que tem percorrido todos os municípios do interior do Estado.
A estratégia permite o diagnóstico precoce e contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer, além de orientar a população feminina sobre as mudanças habituais das mamas em diferentes momentos do ciclo de vida e os principais sinais do câncer de mama.
Na próxima segunda-feira (28), o programa Saúde sem Fronteiras – Rastreamento do Câncer de Mama iniciará atendimento às mulheres com idade entre 50 e 69 anos de Cândido Sales. A Unidade Móvel da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia permanecerá na cidade, estacionada na Praça Moisés Félix dos Santos, atendendo às mulheres para a realização de exames de mamografia.