Órgãos municipais funcionarão em caráter de “turnão”; aulas da rede municipal estão suspensas
Por Redação (*)
Na manhã deste domingo (27), o prefeito Herzem Gusmão Pereira (MDB) esteve reunido com secretários municipais e membros do Comitê de Gerenciamento de Crise – presidido pelo prefeito e composto pelo Procurador Geral do Município (Carlos Murilo Pimentel Mármore) e pelos titulares das Secretarias Municipais do Gabinete Civil (Marcos Antônio de Miranda Ferreira), de Governo (Geanne de Cássia Oliveira Nascimento), de Finanças e Execução Orçamentária (Gildásio Oliveira de Carvalho) e de Comunicação Social (Luciane Macário Silva), além do Coordenador Municipal de Defesa Civil (Ubaldino Damasceno Figueiredo) – para deliberar sobre ações emergenciais que deverão ser adotadas para garantir a manutenção de serviços essenciais para a população durante a paralisação nacional dos caminhoneiros, que chegou hoje ao sétimo dia.
Durante a reunião os secretários municipais destacaram as dificuldades que estão sendo enfrentadas e as necessidades emergenciais a serem implementadas em cada Secretaria. Um dos pontos debatidos foi levantado pelo Coordenador de Defesa Civil, relacionado ao abastecimento de água na zona rural. Segundo Ubaldino Damasceno Figueiredo, Coordenador Municipal de Defesa Civil, dos dezoito caminhões pipa locados à pasta, apenas quatro estariam conseguindo abastecer localidades rurais. Como medida de emergência, destacou Figueiredo, a Coordenadoria está realizando ações de purificação das águas colhidas das chuvas e armazenadas em alguns reservatórios particulares para amenizar o impacto para a comunidade.
O prefeito anunciou que a partir de amanhã (28), os órgãos da Administração Municipal vão funcionar em caráter de ‘turnão’ – das 8hs00 às 13h00, até que a situação seja normalizada. Segundo o prefeito, para os cargos comissionados, está mantido o horário de trabalho normal. Também foi oficializada a suspensão das aulas na Rede Municipal de Educação também até que a situação se normalize.
Herzem Gusmão também anunciou que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) da zona rural não vão funcionar até que a situação seja normalizada. Sobre o funcionamento das Unidades de Saúde da sede, o Governo Municipal deverá anunciar, ainda na noite do domingo, como será o funcionamento. O atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) não sofreu alteração.
A fiscalização do Procon para evitar cobranças abusivas em produtos comercializados na cidade está mantida e no Hospital Esaú Matos, estão sendo prestados os serviços essenciais.
Transporte público será reduzido a partir da segunda-feira (28)
De acordo com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, a Viação Cidade Verde, que disponibilizou 25% da frota para atendimento da população neste domingo, assegurou que na segunda-feira (28) vai colocar 50% da frota nas ruas.
Já a Viação Vitória, conforme informou à Prefeitura Municipal e à população conquistense através de ‘nota’ divulgada por blogs da cidade, que 100% da frota estaria retida na garagem por decisão do Sindicato dos Rodoviários e que o Departamento Jurídico da empresa estaria adotando medidas legais cabíveis para garantir o funcionamento, na segunda-feira (28), da quantidade mínima de ônibus determinada por Lei.
(*) Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Vitória da Conquista