Por Sindae/BA
Diversos serviços realizados pela Embasa estão suspensos nesta terça (dia 19) em virtude de uma greve que os trabalhadores aprovaram durante assembleia realizada na semana passada. Ela terá a duração de 24 horas. Os empregados estão em campanha salarial e a paralisação é um protesto pela falta de avanço nas negociações do acordo coletivo de trabalho deste ano. Entre os serviços que ficarão suspensos estão os de ligação e religação de água e esgoto, entrega de fatura, atendimento ao público etc. Ou seja, toda a parte administrativa está afetada pela paralisação.
Antes de ser decretada a greve, os trabalhadores fizeram várias negociações com a direção da empresa sobre o acordo coletivo deste ano. A proposta dela é de aplicar 1,69% (o percentual do INPC nos últimos 12 meses) sobre o salário e todas as cláusulas de impacto econômico. Além de melhoria significativa de seu desempenho nos últimos anos, fruto do esforço dos empregados, a empresa já teve aprovado um reajuste de 4,04% sobre a tarifa cobrada dos consumidores, reajuste este que entrou em vigor no começo deste mês.
Uma nova negociação está marcada para esta quarta (dia 20) e nova assembleia dos trabalhadores será realizada no dia 26 deste mês, portanto logo após o São João. Caso até lá a empresa não modifique sua proposta, uma greve por tempo ainda maior poderá ser decretada.