redacao@jornaldosudoeste.com

Criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia não é prioridade do Ministério da Educação

Publicado em

Por Natália Silva

O ministro de Estado da Educação não respondeu questionamento sobre a Universidade Federal do Sudoeste da Bahia. Foto: Lay Amorim/Blog Achei Sudoeste.

Questionado, durante a visita de trabalho a Brumado no último dia 3 (veja matéria nesta edição), em relação à criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, o ministro de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva, preferiu destacar as propostas do Governo Federal para implantação de um terceiro Instituto Federal no Estado.

Ao não responder ao questionamento feito, o ministro deixou claro que o projeto de desmembramento do campus Anísio Teixeira, da Universidade Federal da Bahia em Vitória da Conquista, da estrutura da Universidade em Salvador para abrigar a Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, conforme projeto apresentado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, pelo deputado federal Waldenor Alves Pereiras Filho (PT/BA). O projeto foi aprovado no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UFBa em 2013 e prevê a criação de campis em Brumado, Caetité, Jequié e Macaúbas.

O ministro Rossieli Soares preferiu anunciar que avançam as articulações do Governo com a bancada baiana no Congresso Nacional para implantação de um terceiro Instituto Federal no Estado, que se juntaria ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBa) e ao Instituto Federal Baiano (IFBaiano) na distribuição de novos investimentos na Educação na Bahia. “Mas ainda está muito em discussão. Vamos avançar nas discussões com a sociedade baiana, mas acreditamos que dá para fazer uma reorganização geográfica de atuação, o que beneficiaria a região”, apontou Soares.

Deixe um comentário