redacao@jornaldosudoeste.com

Mais de seiscentos mil fieis renovam a fé em Bom Jesus da Lapa

Publicado em

Por Lucimar Almeida

 

Patrimônio Imaterial da Bahia, a Romaria de Bom Jesus da Lapa, que este ano completou 327 anos, reuniu nos dez dias, segundo dados oficiais da Secretaria Municipal de Turismo e Empreendedorismo, da Polícia Militar e da Diocese de Bom Jesus da Lapa, mais de seiscentos mil fiéis, tornando a cidade o terceiro maior ponto de atração do turismo religioso do País, perdendo apenas para Aparecida (SP) e Juazeiro do Norte (CE).
No último dia 6, data consagrada ao Senhor Bom Jesus, portando símbolos religiosos, cartazes e fé, milhares de fiéis – de todas as idades, raças e condições socioeconômicas – nativos e vindos de diversos municípios baianos e de diferentes unidades da federação, tomaram as principais ruas do centro da cidade e no entorno da Gruta do Bom Jesus, para rezar e cantar na Procissão que fechou, com chave de ouro, a 327ª Romaria de Bom Jesus da Lapa.
Culminância das comemorações em torno do Bom Jesus, iniciadas com a celebração eucarística às 05h, que se sucederam durante todo o dia, a procissão iniciada no início da noite, foi marcada pela emoção, que terminou na Esplanada, em frente ao Santuário da Gruta, com a bênção e despedida dos peregrinos.
Durante todo o período de homenagens ao Bom Jesus, iniciado no último dia 28 de julho, milhares de fiéis marcaram presença para agradecer, fazer e renovar pedidos, pagar promessas e renovar a fé.

Durante a celebração eucarística festiva do dia 6, Dom João Santos Cardoso, bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, exortou os fiéis a dizer não ao aborto. Foto: Reprodução TV Bom Jesus / Diocese de Bom Jesus da Lapa
Momento de emoção na bênção e despedida dos peregrinos. Foto: Ueder Negrão / Acervo Santuário
Representantes da Igreja se reuniram para a festa do Senhor Bom Jesus. Foto: Ueder Negrão/Acervo Santuário
Milhares de fiéis participaram da celebração eucarística. Foto: Ueder Negrão/Acervo Santuário

 

Deixe um comentário