Por Ascom Sesab
Mais de 5,6 milhões de pessoas beneficiadas, cerca de 800 mil consultas realizadas por mês e uma cobertura de 72% da Atenção Básica. Estes são os números alcançados pela Bahia após a implantação do Programa Mais Médicos no país. Atualmente o estado possui 1.555 médicos do Programa, que estão alocados em 363 municípios.
Estes dados positivos foram apresentados no seminário, em comemoração aos cinco anos do programa, que está ocorrendo nesta quinta-feira (21), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador.
Durante a abertura do evento, o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, falou da importância do Programa, sobretudo para os moradores dos municípios que ficam longe dos grandes centros, com maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde. “Além de possibilitar o acesso ao atendimento, o Mais Médicos tem oferecido um atendimento de qualidade, mais humanizado à população”.
Organizado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, o evento ainda contou com a presença de representantes de instituições de ensino, Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), dentre outros.
Programa Mais Médicos: Faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o acesso da população aos serviços da Atenção Básica. O Mais Médico consiste no provimento de médicos, ampliação de vagas na residência médica, além da qualificação e investimento na estrutura física das Unidades Básicas de Saúde.