Viabilizar investimentos na área do saneamento básico tem sido uma das buscas constantes da atual gestão de Itambé
Por Nicolaia Achy ASCOM/PMI
Na última terça (30), o prefeito Eduardo Gama recebeu em seu gabinete os representantes da Embasa, Aline Oliveira e Álvaro Newman da regional de Vitória da Conquista. A reunião também contou com a participação do secretário de Meio Ambiente Marcos Santos e do engenheiro ambiental do município Carlos Leôncio.
O objetivo foi discutir a viabilização de ações contidas no Plano Municipal de Saneamento Básico e, dentro das propostas, estão investimentos na área de esgotamento sanitário e abastecimento de água.
Conforme o prefeito, uma das prioridades no momento são os projetos voltados ao esgotamento, sobretudo, na área do Bairro Jardim Vitória. “A Embasa já sinalizou a assinatura de um contrato com Município para iniciar os investimentos, onde ficou definida a elaboração imediata de um pré-projeto”, informou o prefeito.
Segundo os representantes da Embasa, a intenção é implantar um Sistema de Tratamento que deve contemplar inicialmente 30% da rede de esgoto do município.
De acordo com Eduardo, no setor de abastecimento de água a Prefeitura, em conjunto com a Embasa, pretende construir um barramento para otimizar a captação de água dos Rios Pardo e Ribeirão e, dessa forma, evitar problemas futuros no fornecimento de água da cidade.
Ainda nesta área, outro investimento a ser viabilizado é a construção do Sistema de Tratamento de Água de Catolezinho. Já na próxima semana, a Prefeitura e a Embasa estarão fazendo um estudo para analisar a efetivação deste projeto.
“O Plano Municipal de Saneamento Básico passa a nortear os investimentos no Município. Um instrumento fundamental, pois só a partir dele conseguiremos os recursos para efetivar as ações que o município tanto precisa”, afirmou o prefeito, acrescentando: “Junto com a Embasa, estaremos fomentando as operações emergenciais e em breve teremos importantes resultados”.