Por Redação
Prefeitos de municípios integrantes do Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Vitória da Conquista e Itapetinga estiveram reunidos na manhã do último dia 31 de janeiro, em Vitória da Conquista. Na pauta do encontro, presidida pelo presidente do Colegiado, prefeito de Belo Campo José Henrique – Quinho – Silva Tigre (PSD), além da visita ao canteiro de obras da Policlínica Regional de Saúde, que será utilizada pelos municípios consorciados, a aprovação do Orçamento para o exercício de 2019 e do Regimento Interno. Também foi deliberado sobre a contratação dos servidores que vão compor a Diretoria Executiva e dos valores lançados à débito da sociedade, acordado os valores e formalizados os contratos que serão de responsabilidade de cada um dos consorciados.
Durante o encontro o presidente do Colegiado destacou que já no início de fevereiro será iniciado o processo para seleção da empresa que terá a responsabilidade de promover a seleção pública dos servidores e de terceiros para prestação de serviços na Policlínica. A expectativa, segundo o presidente do Consórcio é que as obras da Policlínica estejam concluídas e a Unidade seja inaugurada no final do próximo mês de abril.
Embora sinalizando a disposição de não aderir ao Consórcio, o prefeito de Vitória da Conquista foi representando no evento pelo titular da Secretaria Municipal de Saúde, José Raimundo – Juka – Costa Fernandes.
Sobre as declarações do prefeito conquistense, o presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Vitória da Conquista e Itapetinga e prefeito de Belo Campo, José Henrique – Quinho – Silva Tigre, pelo menos publicamente, tem se negado a comentar. O social democrata espera apenas que haja, por parte do gestor conquistense, uma oficialização da sua decisão de não aderir ao Consórcio, uma vez que essa indefinição estaria refletindo no processo. De toda forma, o presidente submeteu a apreciação dos consorciados a proposta, aprovada, da realização do rateio e a assinatura dos contratos, ressaltando que o ingresso de outros associados ensejará a assinatura de aditivos.
Ainda durante o encontro, os secretários municipais de Saúde dos municípios de Aracatu, Guajeru e Malhada de Pedras, respectivamente Luciene Silveira Santos, Érica Leal Cangussu e Filipe Gomes Gadeia Brito, destacaram a intenção dos gestores municipais de aderir ao Consórcio da Região de Vitória da Conquista e Itapetinga. Justificaram a pretensão lembrando que o Consórcio do qual fazem parte, de Brumado, estaria ameaçado.
Sobre a pretensão de Aracatu, Guajeru e Malhada de Pedras, o Coordenador de Consórcios do Estado da Bahia, Nelson Luiz dos Anjos Portela, que participou do evento, disse que essa decisão caberia aos municípios consorciados, embora ressaltando que a Policlínica de Brumado não está ameaçada, mas com seu organograma atrasado.
O Coordenador dos Consórcios de Saúde do Estado da Bahia também comentou o posicionamento do prefeito de Vitória da Conquista, lamentando que o posicionamento do gestor conquistense compromete o planejamento dos demais membros da parceria interfederativa. “(…) Esperamos que haja uma definição do prefeito de Vitória da Conquista [em relação a adesão ao Consórcio], uma vez que o custos de operação e manutenção da Policlínica caberá aos municípios, sendo repartido proporcionalmente à população que será atendida”, ponderou Portela, ressaltando, no entanto, que não apenas Vitória da Conquista, mas outros municípios da macrorregião poderão futuramente aderir ao Consórcio.
Sobre a pretensão dos municípios de Aracatu, Guajeru e Malhada de Pedras, o presidente do Consórcio, José Henrique – Quinho – Silva Tigre definiu que será realizada uma nova assembleia para que o colegiado possa deliberar pelo ingresso dos novos consorciados.
Participaram do encontro em Vitória da Conquista, além do presidente do Consórcio, prefeito de Belo Campo José Henrique – Quinho – Silva Tigre (PSD), os prefeitos de dezenove dos 27 municípios de Anagé (Elen Zite Pereira dos Santos, do PDT), Barra do Choça (Adiodato José de Araújo, do PSDB) , Bom Jesus da Serra (Edinaldo – Gazzo – Meira Silva, do PSD), Caatiba (Maria Tânia Ribeiro Sousa, do PR), Cândido Sales (Elaine – Lôra – Pontes de Oliveira, do PRP), Condeúba (Silvan Baleeiro de Souza, MDB), Cordeiros (Delci Alves Luz, do PSD), Encruzilhada (Wekisley – Dr. Ley – Teixeira Silva, do MDB) Itambé (Eduardo Coelho de Paiva Gama, do MDB), Itarantim (Paulo – Construção – Silva Vieira, do DEM), Maetinga (Edcarlos Lima Oliveira, do PT), Maiquinique (Jesulino de Souza Porto, do DEM), Mirante (Francisco Lucio Meira Santos, do PT), Nova Canaã (Marival Neuton de Magalhães Fraga, do MDB), Planalto (Edilson – Dico – Duarte da Cunha, do PP), Presidente Jânio Quadros (Alex – Leo Gambá – da Silva, do PSD), Ribeirão Largo (Herbert – Rebinha – Gonçalves de Oliveira, do PP) e Tremedal (Márcio Ferraz de Oliveira, do PSD).