Por Gisele Costa/Fillipe Lima
Passados pouco mais de 25 meses da posse, embora tenha ficado afastado durante cerca de onze meses em razão do cumprimento de medida cautelar determinada pela Justiça Federal a pedido do Ministério Público Federal como desdobramento da Operação Chronos, que apontou suspeita de fraudes em contrato pela Prefeitura Municipal de Aracatu com uma empresa de limpeza e manutenção de prédios públicos, o prefeito Sérgio Silveira Maia (PSB) tem seu Governo aprovado por 24,5% do eleitorado aracatuense [6,7% consideram ótimo e 17,8% bom], ante 54,4% de reprovação [23,3% disseram que a gestão é ruim e 31,1% péssima]. Os demais o consideram regular (20%) ou não souberam ou não opinaram (1,1%). É o que aponta enquete realizada pelo JS no último dia 19 de fevereiro, quando foram ouvidos 327 eleitores do município.
Outro dado revelado pela enquete mostra que entre os que votaram no social democrata em outubro de 2016, quando teve 50,49% do total de votos válidos, 21,2% disseram que repetiriam o voto se as eleições fossem hoje. Dos que votaram em Sérgio Silveira Maia (PSB) no ano passado e não votariam se as eleições fossem hoje somaram 24,4%. Outros 54,4% dos eleitores que votaram no atual prefeito não souberam ou não responderam se votariam novamente se as eleições fossem hoje.
Dos eleitores que não votaram no prefeito nas eleições de outubro de 2016, 17,8% admitiram que votariam em Sérgio Silveira Maia (PSB) se as eleições fossem hoje. A maioria dos que não votaram no prefeito em 2016, 76,7%, disseram que repetiriam o voto contra o social democrata. Outros 5,5% não souberam ou não responderam.
Importante destacar que a enquete, apesar de ter sido realizada observando critérios técnicos na coleta e tabulação dos dados, é a mera coleta de opiniões – sem controle de amostragem por gênero, grau de instrução, escolaridade, renda e regiões do município próprios de uma pesquisa – que não utiliza método científico para sua realização e depende apenas da participação espontânea do interessado. Não pode, portanto, ser confundida com pesquisa de opinião. Os resultados, no entanto, não devem ser desprezados, uma vez que refletem o pensamento de significativa parcela da sociedade.
Candidata derrotada em 2016 já é considerada a principal liderança política de Aracatu
Por Gisele Costa/Fillipe Lima
Seguindo uma tendência que se observa em praticamente todo o Brasil, principalmente depois que as principais lideranças políticas do País passaram a ser investigadas por suspeita de participação em falcatruas de toda ordem, a população de Aracatu, conforme revelou a enquete do JS, parece disposta a promover uma profunda renovação dos quadros políticos do município. Questionados sobre quem seria hoje a principal e mais influente liderança política do município, a maioria dos entrevistados, 22,3% disse que não vê nenhum nome que possa ser considerado uma importante e influente liderança política no município. Outros 21,1% não souberam ou não responderam.
Entre os citados, a candidata derrotada nas eleições municipais de 2016, empresária e professora Braulina Lima Silva (PRB) foi a mais citada, por 18,9% dos entrevistados, seguida do ex-prefeito Silvio – Silvinho – Maia Filho (PR) e do atual prefeito Sérgio Silveira Maia (PSD), por 15,6% e 8,9% respectivamente. Ex-candidato a vice-prefeito na chapa derrotada em 2016, empresário Robério Virgens Aires (PT) foi citado por 4,4% dos entrevistados. Na sequência aparece atual vice-prefeita Lêda de Souza Matias Silveira (PSB), com 3,3%, seguida do empresário e atual titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Elisvalter (Vavinha) Coqueiro Canguçu, do PSD, citado por 2,2% dos entrevistados. Completam a lista o vereador Wilber Pinto Aguiar (PSD), o advogado Eduardo Virgens Silveira (PSB) e o empresário Nivaldo – Niva – Balbino da Silva (MDB), todos citados por 1,1% dos entrevistados.
Segundo um importante ator da cena política regional, que concordou em falar desde que tivesse sua identidade preservada, os dados da enquete do JS são preocupantes, pois apontam uma tendência que ganha corpo na sociedade, que é a negação da política. Para ele, a aversão da população à classe política poderá inibir a participação de novos quadros na política partidária e de eventuais candidaturas, principalmente pela resistência e pressão que as famílias vão exercer. “Hoje, para a população, todo político é corrupto. Essa generalização é perigosa na medida em que abre espaço para aventureiros despreparados para disputa, principalmente para cargos nos Executivos municipal, estadual e federal”, alertou.
População de Aracatu também avaliou a atuação dos vereadores
Por Gisele Costa/Fillipe Lima
A enquete do JS também ouviu a população de Aracatu sobre o que pensam da atuação dos vereadores e se eles cumprem o papel de representantes da sociedade. Mais uma vez os números preocupam. A maioria dos entrevistados, 37,8% das pessoas ouvidas, respondeu que nenhum dos vereadores que hoje ocupam uma cadeira no Legislativo Municipal podem ser considerados atuantes ou que cumprem o papel de representantes da população.
Dois deles, no entanto, se destacaram. Florisdete – Flores – Barbosa dos Santos, do PR, e Klézio Harley Teixeira Correia, do PCdoB, foram considerados os mais atuantes e que mais se aproximam do perfil ideal de representantes da população no Legislativo. O republicano Florisdete – Flores – Barbosa dos Santos foi citado por 14,4% dos entrevistados e o comunista Klézio Harley Teixeira Correia por 13,3%. Em terceiro lugar apareceu o vereador Bismarc Machado Lima, do PRB, com 4,4%.
Dois dos nove vereadores com assento na Câmara Municipal de Aracatu, Eduarda Matias Silveira, do PSB, e Ataíde Ferreira Campos, do PSDB, foram citados por 3,4% dos entrevistados.
Já os vereadores Wilber Pinto Aguiar, Silvane Rocha Santos e Jaime – Laiminha – Barbosa da Silva, todos do PSD, foram os menos citados, lembrados por apenas 1,1% dos eleitores entrevistados.
Prefeito não se manifestou sobre o resultado da enquete do JS
O prefeito de Aracatu, Sérgio Silveira Maia (PSD), embora tenha sido procurado pela reportagem do JS, não se manifestou sobre o resultado da enquete.
Os contatos com o prefeito foram feitos através do secretário municipal de Governo, Petrônio Silveira da Rocha [77 3446-2160], que informou estar o gestor cumprindo agenda de trabalho fora do município e comprometendo-se a agendar uma entrevista para que Sérgio Silveira Maia pudesse comentar o resultado da enquete realizada que apontou haver uma avaliação negativa (ruim e péssimo) do Governo Municipal superior a 54% contra 24,5% que consideraram a gestão ótima ou boa, além de apontar as estratégias que pretende adotar para que os números apontados pela sondagem possam ser revertidos durante os próximos pouco mais de 22 meses de mandato.
Principais líderes políticos do município, na opinião da população, avaliam enquete do JS
Por Gisele Costa
A mais citada pelos eleitores entrevistados na enquete realizada pelo JS em Aracatu, a empresária e professora Braulina Lima Silva, do PRB, disse ter recebido o resultado com o sentimento de gratidão por ver o reconhecimento pela população aracatuense do trabalho que desenvolve. Os números, prosseguiu a republicana, “refletem a confiança e, é essa credibilidade que nos impulsiona a permanecermos firmes e atentos aos problemas sociais em busca de uma Aracatu melhor”, pontuou.
Braulina Lima preferiu não se posicionar em relação à sua eventual candidatura à sucessão municipal de 2020, embora, nos bastidores da política local, essa sinalização já tenha sido dada.
A excelente performance nas eleições municipais de 2016, quando concorreu à Prefeitura Municipal e foi derrotada por 104 votos (menos de 1% dos votos válidos), por si só já credenciam a republicana a ter seu nome cogitado para disputa da sucessão municipal do próximo ano. O reconhecimento do trabalho que desenvolve apontado pela enquete do JS confirmam essa tendência, embora ela prefira, por entender ser prematura a discussão, não se posicionar oficialmente. Mas, como diz um experiente político regional, “até as pedras de Aracatu sabem que Braulina Lima será candidata e com grandes chances de vencer as eleições para Prefeitura Municipal em 2020”. Mesmo sem oficializar sua pretensão, a republicana Braulina Lima vem costurando apoios, formalizando e contabilizando alianças visando a disputa de 2020.
Segundo colocado na enquete do JS quando os entrevistados identificaram quem seria a principal liderança política do município, o ex-prefeito Silvio – Silvinho – Maia Filho, do PR, ouvido por telefone disse receber o resultado com naturalidade, lembrando que está afastado da cena política há sete anos, desde que deixou a Prefeitura Municipal, depois de dois mandatos bem avaliados pela população. “Esse resultado demonstra que a população tem na mente o trabalho que realizamos à frente da Administração Municipal nos oito anos de Governo e que continuamos, embora sem mandato ou cargo público, executando em favor do nosso município”.
O ex-prefeito revelou que tem articulado uma ampla aliança visando as eleições de 2020 e que no momento oportuno o grupo definirá o nome que será apresentado à população. “Estamos conversando, ouvindo as pessoas e as lideranças políticas e construindo um consenso para poder oferecer a melhor proposta para avaliação da população nas urnas”, concluiu.
Vereadores avaliam números da enquete do JS
FLORISDETE – FLORES – BARBOSA DOS SANTOS (PR) – Mais citado pela população ao ser questionada qual seria o vereador mais atuante do município, o republicano Florisdete – Flores – Barbosa dos Santos (PR) disse ter recebido a notícia com felicidade. “(O resultado) indica que a população reconhece o trabalho que estou desenvolvendo e a luta por uma vida melhor para o povo de Aracatu”, apontou. O vereador destacou que o município é muito carente e por isso tem procurado estar sempre muito próximo da população, principalmente da zona rural, trabalhando incansavelmente para retribuir e honrar a confiança que foi depositada no seu nome. Florisdete – Flores – Barbosa dos Santos concluiu reafirmando o compromisso de estar sempre ao lado da população.
KLÉZIO HARLEY TEIXEIRA CORREIA (PCdoB) – Segundo nome mais citado quando os entrevistados pelo JS responderam ao questionamento em relação ao vereador mais atuante do município, o comunista Klézio Harley Teixeira Correia agradeceu o reconhecimento da sociedade pelo trabalho que vem realizando e aproveitou para fazer um apelo para que a população possa participar mais dos trabalhos desenvolvidos pela Câmara Municipal. “Se as pessoas passarem a acompanhar muito mais de perto nosso trabalho, eu tenho certeza que nós teremos mais êxito pela frente. Só quero agradecer à todo o povo aracatuense pela confiança depositada no mandato de Harley Correia”, pontuou o comunista.
SILVANE ROCHA SANTOS (PSD) – Na enquete realizada pelo JS, quando os eleitores entrevistados foram questionados sobre qual seria o vereador/a mais atuante do município, a social democrata Silvane Rocha Santos foi, ao lado de outros dois vereadores, a menos citada. Confrontada com o resultado da enquete, a vereadora Silvane Rocha Santos reagiu com serenidade e resignação. “Por mais que a gente trabalhe, a população nunca está satisfeita”, resignou-se. Contudo, fazendo ponderações, a vereadora afirmou que se a população enxerga o seu mandato dessa maneira é preciso “aceitar e refletir”. E concluiu afirmando que para quem está na política, participando e atuando, esse tipo de avaliação negativa por parte da população “É algo normal. Temos os altos e baixos”, ponderou.
WILBER PINTO AGUIAR (PSD) – Também mal avaliado pela população quando questionada sobre a atuação dos vereadores, o social democrata Wilber Pinto Aguiar creditou o resultado da enquete realizada pelo JS ao fato de pertencer à base de sustentação do Governo Sérgio Silveira maia (PSD), “não pela sua atuação na Câmara Municipal”. Para Wilber Aguiar, por mais que realize um trabalho voltado para atender aos interesses da população, o fato de pertencer à base do Governo Municipal, faz com que seus esforços não sejam reconhecidos. Ao contrário, observou o social democrata, os vereadores da oposição, geralmente com base eleitoral na zona rural e que têm no assistencialismo um aliado, são melhor avaliados. “Mas temos feito nosso papel. A gente cobra (ações e melhorias para a população) … a gente cobra”, resignou-se.
JAIME – LAIMINHA – BARBOSA DA SILVA (PSD) – Outro que teve a atuação parlamentar mal avaliada pelos eleitores entrevistados na enquete realizada pelo JS, o social democrata Jaime – Laiminha – Barbosa da Silva discordou da opinião da população. De acordo com ele, os três vereadores menos citados na enquete do JS [Jaime – Laiminha – Barbosa da Silva, Wilber Pinto Aguiar e Silvane Rocha Santos], são os que, na verdade, mais trabalham e que estão presentes a semana inteira na Câmara Municipal para atender a todos e ao que for necessário. Acrescentou que ao dar opinião, principalmente ao avaliar o trabalho de agentes públicos, os eleitores de Aracatu ainda preservam um pensamento com viés partidário e, que por esta razão, os resultados obtidos pelo JS não refletem a realidade.