Por Ascom/CMVC
Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, na manhã da sexta-feira, 12, o representante da Associação dos Professores Licenciados do Brasil – Secção da Bahia (APLB – Bahia), Genivan Neri, ocupou o espaço da Tribuna Livre para falar a respeito da necessidade de valorização dos professores. “A valorização sempre foi cantada em trovas e versos. Os professores são aquelas pessoas que levam a assumir a ponta das políticas públicas de educação. O poder público não dá a devida atenção a isso”, apontou Neri.
Genivan apontou a necessidade de interação entre o Governo do Estado e os professores, que atuam na ponta das políticas públicas de Educação. “É necessário que haja uma interação entre a gestão e as pessoas responsáveis por encaminhar esse processo”, disse ele.
Ele destacou ainda a luta dos professores para receberem o que lhes cabe dos Precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização dos Profissionais do Magistério (Fundef). “Os precatórios surgiram a partir da necessidade de ter no país uma política única de educação com valorização dos profissionais e melhores condições de funcionamento da educação”, disse. “A luta dos professores é só para receber o que nos é de direito”, completou.
Genivan Neri explicou que em todo o estado estão ocorrendo paralisações dos professores estaduais, que estão com a seguinte pauta de reivindicações:
• Reajuste no Salário Base;
• Recomposição das perdas inflacionárias, que já chegam a 25%;
• Descongelamento dos salários dos aposentados;
• Pagamento da URV;
• Reclassificação dos aposentados;
• Revogação do aumento da alíquota da contribuição previdenciária.