Na noite da última terça-feira, 27, o diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de Brumado lançou oficialmente a pré-candidatura do vereador José Ribeiro Neves ao cargo de prefeito nas Eleições Municipais 2020, em coletiva de imprensa realizada na sede do Partido.
Dando início à entrevista, o atual presidente do PT de Brumado, José Luís Alves Ataíde falou sobre os motivos que levaram o Partido a lançar uma candidatura própria à Prefeitura de Brumado e sobre a escolha do nome do vereador José Ribeiro Neves para a disputa do pleito.
De acordo com o petista, o Partido fez uma reflexão e por meio de reuniões com lideranças locais, entendeu que o atual momento era propício para o lançamento de uma candidatura própria em Brumado, já que, segundo ele, o município vivencia uma gestão, conduzida pelo atual prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), truculenta, dissociada da sociedade e que só visa o dinheiro.
Já ao falar sobre os motivos da escolha do nome do vereador José Ribeiro Neves para representar o PT na próxima Eleição para prefeito de Brumado, com previsão para acontecer em outubro do próximo ano, José Luís Alves Ataíde destacou a trajetória política do pré-candidato, que considera acima de qualquer suspeita: “Zé Ribeiro é um companheiro ético, que tem uma vida pública ilibada, fora de qualquer dúvida e representa a oposição no cenário político de Brumado nesses seus quatro mandatos como vereador. Na Câmara é a voz atuante que nós temos lá para defender os interesses do povo. Zé Ribeiro conhece todo os problema do nosso município, conhece as ações a serem implementadas nas áreas da Saúde, Educação, Saneamento Básico e na área social. Ele tem nos representado, tem dignificado a política de Brumado e é um dos únicos hoje que nós temos aí para fazer esse enfrentamento. Nós temos feito reuniões na Zona Rural e o nome de Zé Ribeiro tem tido uma receptividade muito grande”.
O vereador José Ribeiro Neves, ao responder os questionamentos da imprensa presente, discorreu sobre os objetivos da sua candidatura e os planos gerais para sua atuação caso chegue ao cargo de prefeito de Brumado.
Segundo ele, ao aceitar o desafio de ser pré-candidato à Prefeitura de Brumado, está focado no objetivo principal de fazer uma transformação no município, fazer um modelo de governo que, nas palavras do edil, se distancie de como está sendo conduzida a atual gestão do prefeito Eduardo Vasconcelos e realmente se aproxime e ouça os anseios da população.
“Como brumadenses estamos acompanhando de perto os últimos anos aqui em nossa cidade e como nós regredimos e não progredimos. Então, por conta disso e por conta do trabalho que a gente vem realizando ao longo desses anos, dos quatro mandatos que a gente vem trabalhando em prol da nossa comunidade, ouvindo o clamor da comunidade, depois de uma longa discussão juntamente com as lideranças do Partido, é que nós colocamos o nosso nome à disposição e apreciação da população brumadense”, declarou o pré-candidato à prefeito de Brumado.
Ao ser questionado sobre os outros nomes de oposição ao atual governo municipal que também estariam se lançando como pré-candidatos à Prefeitura de Brumado, o que, caso sejam confirmadas as candidaturas, poderia dividir os votos dos eleitores e inviabilizar uma disputa eleitoral mais acirrada, com um nome que de fato possa competir à nível de igualdade com o atual prefeito Eduardo Vasconcelos, Zé Ribeiro afirmou que está despido de qualquer vaidade política e disposto, mais à frente, a abrir mão de sua candidatura caso fique evidente nas pesquisas de intenção de votos que o seu nome não é a melhor opção. Contudo, deixou claro que está e estará trabalhando com afinco em torno da sua candidatura e está confiante na aquiescência da população brumadense com a sua proposta de governo.
“Temos consciência plena de que pra gente construir uma nova saída para o município de Brumado, nós precisamos dessa união. Nós já estamos afinando essas conversas no sentido de que cada um entenda que por mais que tenha colocado a sua pré-candidatura, mais pra frente a gente precisa se juntar. Agora, isso não vai ser nesse momento, porque cada um está fazendo o seu trabalho, pedindo seus votos. Mas, é preciso que cada um de nós, ao chegar ano que vem, abra mão das vaidades, e tenho certeza que, além de mim, todos os outros pré-candidatos têm essa consciência”, afirmou Zé Ribeiro.
Por fim, ao ser questionado sobre os outros nomes de oposição ao atual governo municipal que também estariam se lançando como pré-candidatos à Prefeitura de Brumado, o que, caso sejam confirmadas as candidaturas, poderia dividir os votos dos eleitores e inviabilizar uma disputa eleitoral mais acirrada, com um nome que de fato possa competir a nível de igualdade com o atual prefeito Eduardo Vasconcelos, Zé Ribeiro afirmou que está despido de qualquer vaidade e disposto, mais à frente, a abrir mão de sua candidatura caso fique evidente nas pesquisas de intenção de votos que o seu nome não é a melhor opção. Contudo, deixou claro que está e estará trabalhando com afinco em torno da sua candidatura e está confiante na aquiescência da população brumadense com a sua proposta de governo. (Fala de Zé Ribeiro sobre isso)
Apoio de Marizete e Edmundo Pereira
Quem também esteve presente na coletiva de imprensa a fim de oficializarem os seus apoios integrais à pré-candidatura do vereador José Ribeiro Neves para o cargo de gestor municipal foram a ex-deputada estadual e ex-candidata à Prefeitura de Brumado, Marizete Lisboa Fernandes Pereira, e o seu esposo e ex-prefeito de Brumado, Edmundo Pereira Santos.
Marizete Pereira, ao discorrer sobre o que a motivou a prestar o seu apoio à pré-candidatura do vereador José Ribeiro Neves à Prefeitura de Brumado, afirmou que os disputantes ao cargo de prefeito do município não podem ser sempre as mesmas e antigas figuras do cenário político brumadense, senão nenhum jovem terá a oportunidade de ocupar o pleito.
“Já cumprimos nossa missão, fizemos um trabalho para Brumado. Eu e Edmundo contribuímos na época que ele era prefeito, continuamos contribuindo para Brumado, participando do processo político e por isso que a gente optou pelo novo, por Zé Ribeiro, por seu uma pessoa séria, coerente, comprometida, honesta, fidelidade acima de tudo. Apoiei Zé Ribeiro desde o primeiro momento.”, disse Marizete.
Já Edmundo Pereira Santos aproveitou para esclarecer porque não quis assumir uma candidatura para a Eleição 2020. De acordo com o ex-prefeito de Brumado, ele foi procurado constantemente por alguns companheiros para lançar-se como candidato à Prefeitura e sempre respondia que não descartava essa possibilidade, mas precisava de um tempo para analisar como estava se desenhando o cenário político brumadense. “Conversa com uma liderança, conversa com outra, chegamos à conclusão que, diante do processo ter se iniciado cedo demais, e as informações que chegaram pra gente de algumas pesquisas que foram realizadas em Brumado, inclusive com o meu nome, em que a maioria delas mostravam cerca de 60% dos eleitores indecisos, veja bem, uma campanha que já havia começado há cerca de 8 meses, com vários nomes, entendemos, então, que o povo quer uma coisa nova, o que estava aí posto não é o que o povo está querendo”, explicou Edmundo.
Por fim, Edmundo Pereira ressaltou que respeita todos os nomes que estão sendo postos como pré-candidatos à Prefeitura de Brumado, mas entende que Zé Ribeiro é a melhor alternativa para o município, pelo trabalho relevante que vem prestando no Legislativo Municipal e, de acordo com ele, por lutar, se opor e não aceitar o domínio, o qual chama de ditadura, que o atual prefeito, Eduardo Vasconcelos, tenta instaurar em Brumado. “Lá na frente, no ano que vem, vamos sentar e conversar, se Zé Ribeiro tiver o melhor, será ele, se não for Zé Ribeiro, se for ‘Joaquim Manoel Antônio’, será ele, nós estamos dispostos a derrotar o governo que está sendo implantado em Brumado”, completou.
Além do atual presidente do PT de Brumado, José Luís Alves Ataíde, do vereador José Ribeiro Neves, da ex-deputada estadual e ex-candidata à Prefeitura de Brumado Marizete Lisboa Fernandes Pereira, do ex-prefeito de Brumado, Edmundo Pereira Santos, e representantes da imprensa local, estiveram presentes na coletiva outras lideranças e membros locais da militância do Partido.