Da Redação
Faltando pouco mais de quatorze meses para a data prevista para as eleições municipais de 2020, a ciranda da política, com a sua dinâmica sempre surpreendente, já iniciou os movimentos para a disputa pelas Prefeituras e Câmaras Municipais em todo o país. E no que diz respeito à sucessão municipal em Itambé, a corrida já está sendo preparada nos bastidores, com diversos nomes sendo cogitados e alguns inclusive já articulando condições para entrar na disputa.
O prefeito Eduardo Coelho de Paiva Gama, que deixou o MDB e engrossou as fileiras do PT no último mês de junho, já se movimenta para consolidar sua candidatura à reeleição.
Embora o prefeito tenha formalizado sua participação na base de sustentação do Governo Rui Costa ao ingressar no PT, não está descartada também a possibilidade do PSD do senador Otto Alencar bancar (e cobrar apoio do governador) a candidatura da ex-primeira-dama e ex-presidente da Câmara Municipal, vereadora Maria José – Zezé – Freitas de Almeida Moreira.
Nas hostes oposicionistas, dois nomes são os mais citados. O da ex-primeira-dama Cléia Malta de Oliveira Andrade (MDB) e do ex-secretário municipal de Administração e Finanças da atual gestão, advogado Leonardo Meira dos Santos (PTC), ambos muito bem avaliados pela população.
No campo da esquerda, o nome que começa a despontar é o do atual presidente da Câmara Municipal, vereador Sivaldo – Ceçula – de Abreu Santos (PCdoB). Ex-aliado do prefeito Eduardo Gama (MDB), o vereador comunista tem se movimentado com desenvoltura no cenário político itambeense e, contando com apoio da cúpula do partido na Bahia, buscado junto ao Governo do Estado viabilizar importantes benefícios para o município. O vereador tem destacado sua independência em relação ao Governo Municipal e a disposição de colocar seu nome para disputa da Prefeitura em 2020.
Já o PDT, que vem buscando se fortalecer no município, ensaia disputar a Prefeitura em 2020 e dois nomes poderão ser indicados para compor a chapa majoritária: o advogado Ageu de Carvalho Pimentel e o guarda civil municipal Gabriel Silva Lisboa.
Neste cenário, praticamente todos os possíveis candidatos quando perguntados sobre a disputa pela Prefeitura em 2020, se esquivam e reforçam o discurso da prematuridade do processo, mas admitem que desejam contribuir para que o município possa avançar no atendimento às demandas da população. Dois nomes, no entanto, já estão praticamente definidos para a disputa. O do prefeito Eduardo Coelho de Paiva Gama, recém filiado ao PT e que deverá disputar a reeleição, e o do presidente da Câmara Municipal, vereador Sivaldo – Ceçula – de Abreu Santos (PCdoB), que já assumiu a disposição de disputar a Prefeitura em 2020.