Por Nicolaia Carneiro Ascom/PMI
Na manhã desta quarta-feira (18), a Secretaria de Saúde do município de Itambé, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), promoveu na Câmara Municipal uma importante palestra relacionada ao Setembro Amarelo.
Com o tema “Valor da vida: Falar é a melhor solução”, as orientações apresentadas pela psicóloga, Sezielma Tigre, abordaram com muita propriedade os fatores de risco, os sinais de alerta e as formas de prevenção ao suicídio. O encontro contou com a participação de toda equipe do CAPS, dos usuários e da comunidade.
Calor humano, exercícios de ginastica laboral e palavras de confiança marcaram a programação, que também foi abrilhantada com a apresentação musical de Cristina e Daniel Vilarinho. Um momento único, onde a emoção transbordou nos abraços compartilhados, mostrando que a mensagem transmitida pelo CAPS merece e deve ser repassada a toda sociedade.
Durante a palestra, a psicóloga destacou que o estigma e o tabu em relação à divulgação do tema dificultam os pacientes em procurar ajuda. Na oportunidade, ela ainda alertou que esses comportamentos, quando identificados por familiares, amigos ou profissionais de saúde, devem ser imediatamente intercedido e a pessoa deve ser encaminhada ao tratamento psicológico.
Ainda na programação, o coordenador do CAPS, Mardson Araújo, falou sobre a disponibilidade dos profissionais em ajudar a população e reforçou o compromisso do Município em divulgar as informações sobre o tema e em fortalecer a atuação do Programa de Saúde Mental. “A equipe do CAPS de Itambé, com todo carinho, profissionalismo e compromisso, está pronta para ajudar a quem precisa”, acrescentou o coordenador.
As atividades foram finalizadas com uma emocionante oração e o animado grito de guerra de toda família CAPS, demonstrando a força de um trabalho desenvolvido com respeito, amor e doação.
“Quero parabenizar a toda equipe pela programação, pelo compromisso com a saúde e, sobretudo, pelo carinho oferecido diariamente aos nossos usuários. Ao lado do prefeito Eduardo, a Secretaria de Saúde, abraça essa campanha que tem o objetivo não só de alertar, mas de acolher àqueles precisam de apoio”, destacou a secretária de Saúde, Norma Gama.