Da Redação
A escolha partidária do ex-prefeito Geraldo Leite Azevedo, formalizada na quinta-feira (3), em Salvador, deu mais um passo para a definição do quadro de candidatos às eleições de outubro de 2020 em Brumado. O prazo da filiação ainda longe de acabar – está previsto pelo Tribunal Superior Eleitoral para o dia 4 de abril do próximo ano – mas a precocidade do lançamento de campanhas para a sucessão municipal estão demonstrando ser necessário apressar o passo para que haja tempo suficiente para garantir uma boa articulação que viabilize as alianças partidárias. Em Brumado, pelo menos oito nomes [médicos Alessandro Lôbo e Silva e Geraldo Leite Azevedo; servidores públicos Luís Carlos (Carlinho) Moura Matos e Emanoel (Manelão) Araújo Lima; vereador José Ribeiro Neves; advogado Tiago Souza Amorim, e empresários Antônio Gentil e Fabrício Abrantes] aparecem como virtuais candidatos à sucessão do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), além do próprio gestor que já oficializou a disposição de disputar a reeleição.
Havia ainda dúvidas em relação ao destino partidário do ex-prefeito Geraldo Leite Azevedo, que estaria sendo, segundo seus mais próximos interlocutores, assediado por lideranças de diferentes legendas que estão alinhadas com o Governo do Estado. Chegou-se a cogitar que o ex-prefeito poderia assumir o comando do PSD no município, mas na quinta-feira, dia 3, foi batido o martelo e Azevedo formalizou seu ingresso no Progressistas liderado no Estado pelo vice-governador João Felipe de Souza Leão.
Segundo a assessoria do ex-prefeito, um ato público em Brumado, com a presença do vice-governador João Felipe de Souza Leão, e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Nelson Souza Leal, no próximo mês de novembro, servirá para a assinatura da ficha de filiação e lançamento oficial da pré-campanha à sucessão municipal.