redacao@jornaldosudoeste.com

Brumado: Candidato do Podemos à sucessão municipal aposta no diálogo e na proposta de renovação

Publicado em

Da Redação

 

Foto: Divulgação.

Pré-candidato do Podemos à sucessão municipal de Brumado, o médico oftalmologista Aurino Rocha Silva Filho defendeu no sábado (25), no encerramento do encontro do PT realizado na Câmara Municipal que marcou a posse do novo presidente do Diretório Municipal da legenda, do qual participou como convidado, que há espaço para novos nomes – como o seu – na disputa pela Prefeitura Municipal, considerando o sentimento de renovação que contagia expressiva parcela do eleitorado.

Aurino Rocha diz estar consciente das dificuldades que enfrentará na caminhada visando conquistar a Prefeitura Municipal e inaugurar um novo modelo de gestão, pautado na transparência e na participação popular, mas também sentir-se preparado para debater com a sociedade um novo projeto de desenvolvimento econômico e social para o município.

Recém filiado ao Podemos, Aurino Rocha já contabiliza importantes adesões à sua pré-candidatura, o que assegura que o projeto que abraçou é sólido e pode ganhar ainda mais visibilidade eleitoral à medida em que a sociedade tome conhecimento das propostas que defende para a “retomada do desenvolvimento econômico, sem descuidar da área social”.

Ao JS, Aurino Rocha evitou fazer críticas diretas ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), limitando-se a afirmar entender seja chegada a hora da renovação e, principalmente, de Brumado experimentar uma gestão que seja intransigente no combate à falta de transparência na aplicação dos recursos públicos e a ineficiência dos serviços prestados à população.

“Nossa proposta é construir, com a efetiva participação da população brumadense, através do diálogo permanente com as entidades representativas de sociedade, inclusive com Associações de Moradores que vamos incentivar sejam criadas em cada Bairro e Distrito, um Governo que tenha planejamento e seja, portanto, organizado; que abuse da criatividade para superar eventuais crises e seja intransigente no respeito aos cidadãos e ao erário”, pontuou.

Diante da insistência para que avaliasse a atual gestão, Aurino Rocha, pausadamente e sem alterar o tom de voz, foi incisivo ao afirmar que não pode avaliar como bom “um Governo que não trata a população com respeito, que permite que pacientes sejam submetidos à humilhação das filas para marcação de consultas, que não oferece um atendimento humanizado e contínuo nos PSF´s [Unidades de Saúde do Programa Saúde da Família]. [Um Governo] que vem obtendo bons resultados na Educação, mas virou as costas para os professores, que devem ser valorizados, pois os avanços não seriam possíveis sem o engajamento desses profissionais. Não poderia avaliar positivamente um Governo que abandonou o homem do campo e não desenvolve nenhuma política pública de apoio à agricultura familiar; que se vangloria de ações de infraestrutura urbana, grande parte delas, apesar do expressivo volume de recursos utilizados, de péssima qualidade. Um Governo que, apesar do relevante volume de recursos que recebe de transferências constitucionais tem se valido de repasses de emendas parlamentares para executar obras e programas. Um Governo, enfim, que não tem nenhum projeto social significativo sendo desenvolvido; que não tem nenhum projeto cultural, pelo contrário, abandonou o setor cultural, não patrocina e não apoia nenhuma manifestação da cultura popular, e que abandonou o Esporte, vem dando um apoio mínimo ao futebol não por entender que essa é uma obrigação do poder público, mas para atender a uma disputa política com o presidente da Liga Desportiva”, ressaltou.

Aurino Rocha disse ainda que é preciso resgatar o respeito ao servidor público municipal, no mínimo recompondo o valor dos salários e melhorando as condições de trabalho; eliminando as pressões e perseguições, para somente então cobrar a humanização e a eficiência do serviços prestado à população.

Concluindo, o médico Aurino Rocha disse que, apesar de se colocar como pré-candidato à sucessão municipal, reconhece que há outros nomes na oposição ao atual Governo que desejam disputar e salientou que vai buscar dialogar e conquistar o apoio dessas lideranças. “Temos vários pré-candidatos que a gente vai, à medida em que o processo for se afunilando, dialogar para tentar juntar todo mundo numa só candidatura. Penso que devemos conversar e ver, mais na frente, quem tem mais musculatura para representar as oposições e disputar a Prefeitura”, acentuou, acrescentando que já pretende, nos próximos dias, solicitar o agendamento de encontros com duas das mais expressivas lideranças políticas de Brumado, os ex-prefeitos Juracy Pires Gomes e Edmundo Pereira Santos, que em sua opinião não podem deixar de ser ouvidos por quem tem compromisso com o desenvolvimento do município.

Deixe um comentário