Da Redação
Lideranças políticas, comunitárias e populares dos municípios de Abaíra, Boninal, Piatã e Seabra, na Chapada Diamantina, realizaram, no último dia 29, manifestações de protesto, interditando trechos da BA-148. A interdição aconteceu em Piatã, Boninal e no entroncamento com a BR-242, em Seabra. O objetivo da manifestação foi chamar a atenção do Governo do Estado, que, segundo as lideranças do movimento, estaria ignorando os reiterados apelos para a reconstrução do trecho da BA-148, no trecho entre Rio de Contas e a BR-242, em Seabra, cuja precariedade tem sido responsável não apenas por prejuízos econômicos, mas por colocar em risco a segurança de motoristas e usuários.
Alguns trechos da rodovia, reforçam os manifestantes, estão praticamente intransitáveis, com a pista de rolamento tomada por buracos, sem acostamento e sem sinalização vertical e horizontal. Ainda segundo os manifestantes, considerando que a BA-148 é uma importante rota do turismo na Chapada Diamantina e via de escoamento da produção agrícola e de minérios da região, os prejuízos para a economia são incalculáveis, além, evidentemente, dos acidentes, muitos com vítimas fatais, registrados quase que diariamente.
De acordo com um motorista de caminhão que trabalha na região transportando minérios, as péssimas condições da estrada encarecem o frete e coloca em risco a segurança dos condutores. De acordo com o motorista, que preferiu não se identificar, há trechos em que não há mais asfalto – somente buracos – e nem acostamento, o que torna ainda mais perigoso o tráfego de veículos. “Constantemente somos testemunhas de acidentes provocados pela tentativa de motoristas desviarem dos buracos”, apontou, acrescentando que é preciso que o Governo do Estado se sensibilize e invista na reconstrução do trecho.
Outro lado
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação da Bahia, em nota distribuída à imprensa, informou que as obras de recuperação da BA-148 já estão encaminhadas. Segundo a nota, o processo licitatório foi concluído no final de 2019 e aguarda, apenas, os trâmites burocráticos estabelecidos pela instituição financeira (Banco Mundial) para a liberação dos recursos que serão investidos na obra.
De acordo com a nota da Secretaria de Estado de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação, a expectativa do Governo do Estado é que as obras, que também serão executadas nos trechos da BA-142 (Tanhaçu/Andaraí) e BA-160 (Ibotirama/Bom Jesus da Lapa), entre outros, sejam iniciadas no próximo mês de março.