redacao@jornaldosudoeste.com

Ministro Barroso afirma que há “consenso médico” para adiamento das eleições municipais

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Para mudança na data do pleito, Congresso Nacional precisa aprovar uma emenda constitucional; reuniões nas próximas semanas serão decisivas para uma decisão

 

Por Felipe Moura/ Brasil 61

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que há consenso médico sobre a necessidade de adiamento das eleições municipais este ano. A possibilidade foi ventilada em reunião do ministro com o vice-presidente do TSE, Luiz Edson Fachin, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre.

O ministro Barroso disse que conversou com oito especialistas nas últimas semanas e de que há “consenso médico” pelo adiamento das eleições municipais. O primeiro turno seria realizado entre a segunda quinzena de novembro e o começo de dezembro. Apesar disso, o presidente do TSE afirmou que a decisão por mudar a data do pleito será “política”.

Cabe ao Congresso Nacional alterar as datas das eleições por meio de uma emenda constitucional, já que a Constituição prevê o primeiro domingo de outubro como a data padrão. Está prevista para a semana que vem uma reunião entre os parlamentares e especialistas em saúde para debate de um possível adiamento.

Segundo Barroso, há conversas para ampliar o horário da votação para 12 horas e campanhas para votação em horários, de acordo com as faixas etárias.

 

Foto de Capa: Agência Brasil.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745